Jaqueline Macedo, consultora do SEBRAE/MT

Consultora do SEBRAE/MT e coordenadora da Semana do Microempreendedor Individual, que começou ontem (3) em Campo Verde e vai até a próxima sexta-feira (7), Jaqueline Macedo destacou as políticas públicas desenvolvidas pela Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico no fomento aos pequenos negócios.

Segundo a consultora, Campo Verde é um dos Municípios de Mato Grosso que mais apoiam os micros e pequenos empreendedores. “Nosso objetivo é fazer com que as empresas se tornem mais competitivas”, observou ela, “e Campo Verde é uma cidade onde a prefeitura, os secretários, são muito engajados e dedicados com esse desenvolvimento”, completou.

Esse engajamento, de acordo com ela, pode ser percebido na participação do Município em projetos e programas desenvolvidos pelo SEBRAE/MT com foco no empreendedorismo de pequenos negócios, como o “Cidade Empreendedora”, com a oferta de consultorias gratuitas ou subsidiadas, e a próprias “Semana do MEI”, que está oferecendo oficinas e palestras gratuitamente.

“Basta a pessoa ter interesse, basta querer crescer, se tornar mais competitiva, sair do MEI e se tornar uma EPP [empresa de pequeno porte], uma ME [microempresa] que tem tudo. A Prefeitura ajuda muito! Está o tempo todo abraçando, fomentando o comércio local, chamando as pessoas: ´venham participar de pregão, venham participar de licitação, vamos deixar o dinheiro aqui dentro da cidade mesmo´”, destaca.

E o resultado desse esforço feito pela Administração Municipal é avaliado pela consultora como demasiadamente positivo. “Por que? Quando a empresa – tanto para o SEBRAE quanto PARA a Prefeitura – deixa o dinheiro aqui dentro da cidade, elas vão crescer”, observa. “E o foco do SEBRAE, uma das nossas missões, é fazer com que as empresas se tornem mais competitivas”, ressalta.

De acordo com Jaqueline Macedo, o SEBRAE/MT, que tem como uma de suas políticas fomentar o desenvolvimento econômico – especialmente dos pequenos negócios, encontrou na Administração Municipal de Campo Verde a parceria ideal.

E o resultado dessa parceria, conforme destacou a consultora, foi o “Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor”, na categoria “Estadual”, concedido ao prefeito Fábio Schroeter em abril, pela implantação do “Programa Licita Campo Verde”. “Até nisso dá para a população saber o quanto a Prefeitura está engajada e dedicada. O SEBRAE encontrou o parceiro ideal e é muito gratificante para nós estarmos aqui prestando esse serviço”, afirmou.