Curso começou na última segunda-feira e terminará na próxima sexta

Em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente de Campo Verde está oferecendo um curso sobre criação de peixes a 15 pequenos produtores rurais do Assentamento Santo Antônio da Fartura.

O curso “Teoria e Prática em Piscicultura Básica com Enfoque no Manejo em Viveiros Escavados e Qualidade da Água”, ministrado pelo zootecnista do SENAR Calixto Corrêa Neto, terá 40 horas de duração divididas em aulas teóricas e práticas. O encerramento será na próxima sexta-feira.

De acordo com instrutor do curso, a criação de peixes em cativeiro é uma boa opção como fonte de renda para as pequenas propriedades. “É uma atividade de extremo potencial, principalmente para os pequenos produtores porque não demanda grandes áreas e não interfere nas outras atividades”, observou Calixto Neto. “Em um tanque de mil metros quadrados pode-se produzir 1,5 tonelada de peixe, podendo proporcionar uma renda de até R$ 10 mil.

Quanto ao clima, Calixto Neto enfatizou que, embora no Santo Antônio da Fartura e em outras regiões de Campo Verde sejam registradas baixas temperaturas em determinadas épocas do ano, a questão climática não interfere no rendimento da atividade. “Já existem espécies adaptadas à região”, ressaltou. Como exemplo de sucesso, ele citou o Grupo Bom Futuro, que explora a piscicultura em escala comercial em cerca de 300 hectares de lâmina d´água.

Outro ponto favorável apontado pelo instrutor é o Programa Municipal de Incentivo à Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente. Implantado em 2013, o Programa prevê a escavação de tanques com até mil metros quadrados com o custo da hora/máquina subsidiado pelo Município e a distribuição de alevinos.