Ao longo dos últimos anos a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde vem enfrentando dificuldades para imunizar crianças e adultos contra certas doenças devido à distribuição irregular de vacinas pelo Ministério da Saúde.

De acordo com Patrícia Alcântara, gerente de Vigilância em Saúde da SMS de Campo Verde, de tempos em tempos falta um determinado tipo de vacina. Atualmente, segundo ela, o problema está sendo com a vacina meningocócica C.

Segundo Patrícia Alcântara, as doses enviadas ao Município são em quantidades menores que a demanda. Assim, como a Central de Distribuição de Imunobiológicos Municipal recebe as doses em quantidade reduzida, só é capaz de distribuí-las da mesma forma.

Patrícia explicou também que a distribuição das vacinas contra a meningite do tipo C e também contra outras doenças, como a poliomielite, é feita exclusivamente pela Ministério da Saúde, o que impede o Município de adquirir o produto de outros fornecedores.

Para tentar manter a vacinação menos prejudicada possível a SMS faz a busca ativa dos usuários que não foram imunizados, que passam a fazer parte de uma lista de espera. Tão logo as doses do imunobiológico são recebidas, as Unidades de Saúde da Família entram em contato com o usuário ou com o responsável solicitando o comparecimento para serem vacinados.

Categorias: Saúde