A Secretaria Municipal de Saúde está realizando nesta quarta-feira (21), um esforço concentrado onde serão atendidos 70 pacientes com exames de ultrassonografia.

Os atendimentos, que foram previamente agendados, estão sendo feitos no PSF do Jardim América/Santa Rosa, onde, de acordo com o secretário Altair Timóteo de Araújo, a demanda era maior.

Os exames serão realizados durante todo o dia pelo médico Alberto Carvalho, credenciado pelo Município. “Eu acho que é muito boa [a iniciativa]. Para nós é bom”, afirmou o aposentado Marcílio Barbosa Camargo, que teve um pedido de ultrassom feito há um mês.

De acordo com o secretário, o esforço concentrado é um ganho para os pacientes e também para a Saúde Pública do Município. “Eu acredito que estamos conseguindo trabalhar em uma linha de reduzir as demandas reprimidas e atender os pacientes com mais eficiência”, disse o secretário.

Conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde, a demanda por ultrassom é grande. Somente no mês de outubro foram realizados 419 exames no Centro de Atendimento Integral da Saúde da Mulher (CAISM) e no Hospital Municipal Coração de Jesus.

Araújo destacou que o tempo de espera por um exame de ultrassom é variado. Em muitos casos, segundo ele, a demora se dá devido as urgências e emergências, que se sobrepõem aos exames eletivos – aqueles em que a não realização não coloca em risco a vida do paciente.

Para reduzir o tempo de espera, o esforço concentrado para realização dos exames de ultrassonografia será realizado uma vez por mês, sempre em uma Unidade de Saúde da Família diferente. A próxima será a do Recanto do Bosque/Jupiara.

Categorias: Saúde