A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campo Verde convocou 20 Agentes Comunitárias de Saúde para atuarem nas áreas que estavam sem cobertura de atendimento. As convocadas foram aprovadas no último Processo Seletivo Simplificado, realizado pela Prefeitura no dia 14 de fevereiro.

De acordo com a gerente da Atenção Básica da SMS, Daniele Fermo, algumas das novas ACS ainda não estão atuando diretamente por estarem em treinamento. A partir da próxima semana todas já estarão trabalhando. “Com isso todas as áreas serão atendidas”, disse.

As funções das ACS são, entre outras, atuar na promoção, prevenção e proteção da saúde, orientando e acompanhando famílias e grupos em seus domicílios e os encaminhando aos serviços de saúde.

Também compete às ACS, realizar mapeamento e cadastramento de dados sociais, demográficos e de saúde, consolidando e analisando as informações obtidas, fazer programação, avaliação e reprogramação do plano de ação local de saúde, participar e mobilizar a população para as reuniões do conselho de saúde, identificando indivíduos ou grupos que demandam cuidados especiais, sensibilizando a comunidade para a convivência.

Categorias: Saúde