Março é considerado o “Mês da Mulher”. E nada melhor do que intensificar a ações de prevenção a duas das doenças que mais matam mulheres no Brasil: o câncer de mama e de colo de útero.

Em Campo Verde, durante todo o mês de março, a Secretaria de Saúde vai realizar diariamente nas Unidades de Saúde, coleta para exame preventivo de câncer do colo de útero (CCO).

De acordo com a gerente de Atenção à Saúde, Daniele Fermo, a coleta será feita por livre demanda. “Basta que a mulher procure uma das nossas unidades que será atendida”, informou.

Daniele Fermo informou também que serão realizados exames de toque para detecção de nódulos nas glândulas mamarias. “Para isso basta que a mulher manifeste o interesse em fazer o exame”, disse ela.

Conforme a programação da Secretaria Municipal de Saúde, 10 de março será o “Dia D” de coleta. Todos as unidades de saúde da área urbana ficaram abertas das 8h00 às 16 horas, sem intervalo para o almoço, para a coleta de CCO, pesagem do Programa Bolsa Família e exame das mamas.

No dia 14, haverá coleta noturna para prevenção de CCO, das 18h00 às 20 horas. “É necessário que todas levem o Cartão do SUS”, orientou Daniele Fermo.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, em 2018 o Brasil deverá ter 59,7 mil novos casos de câncer de mama e 16,3 mil novos casos de câncer de colo de útero.

Categorias: Saúde

Sobre o autor