O prefeito Fábio Schroeter agendou para o próximo dia 17 uma reunião com o secretário estadual de Segurança Pública de Mato Grosso, Gustavo Garcia, para tratar da melhoria da segurança em Campo Verde.

O agendamento atende a uma das reivindicações feitas durante uma manifestação realizada por comerciantes, empresários e trabalhadores do comércio local contra a onda de furtos registrada na cidade nos últimos dias.  A manifestação, que começou na Praça João Paulo II, terminou em frente ao Paço Municipal Prefeito Onescimo Prati, onde o grupo foi recebido pelo prefeito Fábio Schroeter.

O prefeito apoiou a iniciativa dos manifestantes e explicou o que o Município tem feito para contribuir com a segurança pública. Uma das ações recentes foi a aprovação da Lei que cria a Função Delegada, que permitirá que o Município contrate policias militares, civis e bombeiros que estão em período de folga para reforçar o efetivo local.

De acordo com o prefeito, o orçamento a ser aplicado na Função Delegada em 2018 é de R$ 240 mil. “Estamos só aguardando a Secretaria de Segurança firmar um termo de cooperação conosco para colocar isso para funcionar. O que vai significar isso na prática? Mais uma viatura na rua”, explicou.

Fábio também destacou que a contratação de policiais não é uma obrigação do Município, mas demonstra a preocupação que a Administração está tendo com a Segurança. A previsão é que em 60 dias a Função Delegada seja colocada em prática.

O prefeito lembrou também que a Prefeitura tem feitos várias ações para melhorar a Segurança Pública em Campo Verde.  Uma delas foi a instalação do sistema de vídeo-monitoramento.

“São 20 câmeras instaladas em vários pontos, inclusive nas entradas (da cidade), existe uma central de monitoramento dentro do quartel da Polícia Militar. Isso resolve? Não, não resolve, mas em parceria a gente consegue trabalhar para que a gente possa minimizar os problemas. E se não tivesse as câmeras, como estaria então?”, disse.

O prefeito Fábio Schroeter informou também que ainda este ano será construído um portal com guarita para a Polícia Militar na MT-140, que liga Campo Verde à Chapada dos Guimarães. “É mais uma iniciativa da prefeitura para ajudar a segurança do Município como um todo”, destacou. “A Prefeitura tem feito diversas ações para ajudar o Estado. Mas o Estado precisa fazer o seu papel também”, frisou.

Fábio ressaltou que a maior dificuldade do Município com relação à segurança está na falta de efetivo. “Isso o Estado tem que nos ajudar. Nós tínhamos 42 policiais há poucos meses e hoje estamos com 36. Perdemos seis homens que poderiam estar na rua ajudando na segurança do nosso município”, observou.

Categorias: Gabinete