A Administração Municipal de Campo Verde adquiriu para a Secretaria de Obras e Viação um novo e moderno equipamento para medições topográficas. Denominado Estação Total Topcon Cygnus, o aparelho vai proporcionar maior precisão no levantamento dos dados.

Na última semana os servidores que vão operar a estação topográfica participaram de um treinamento para conhecer o funcionamento do aparelho.

Computadorizado, o novo equipamento tem capacidade para armazenar em sua memória interna até 24 mil pontos de medição e é capaz de definir o traçado horizontal a introdução de tangentes, curvas espirais e pontos de interseção de curvas sem que haja necessidade da realização de cálculos pela equipe de topografia ou engenharia através de planilha.

Permite também a locação de traçado horizontal com o intervalo de estaqueamento previamente definido, faz a medição de altura de pontos inacessíveis e pode ainda calcular área, distância horizonta e vertical e desnível entre pontos lidos na mesma estação, entre outras funções, através de um software instalado no próprio equipamento.

Para o prefeito Fábio Schroeter, a aquisição da nova estação topográfica proporcionará um grande ganho para a Secretaria de Obras. “Além da precisão no levantamento dos dados e dos resultados, vamos ter maior rapidez na execução dos trabalhos topográficos, ou seja, vamos ganhar em agilidade e em eficiência”, disse ele.

Categorias: Obras e Viação