A Prefeitura de Campo Verde, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, lançou na última terça-feira (5) um pacote de ferramentas que vão facilitar para os micros e pequenos empresários e microempreendedores individuais negociarem com o Poder Público.

Uma delas é a cartilha “Como vender para a Prefeitura de Campo Verde”. Com 26 páginas e 17 tópicos, a cartilha mostra de forma didática e prática, o que é preciso fazer e quais os documentos necessários para participar das licitações. Consultor do SEBRAE, Felipe Ansalone ministrou palestra sobre a cartilha.

Outra novidade é o cadastramento das empresas que querem participar das licitações, que a partir de agora pode ser feito através do site oficial da prefeitura (www.campoverde.mt.gov.br), tornando o processo mais ágil e fácil.

Durante o lançamento das novas ferramentas, o prefeito Fábio Schroeter assinou o decreto que prioriza o pagamento às MPE´s, MEI´s, empresas de pequeno porte, produtores rurais, agricultores familiares ou pessoa física locais e regionais – identificados por um selo do Município lançado também na última terça-feira – no prazo de 8 a 30 dias a contar da data de atestado da Nota Fiscal.

Outra ferramenta de grande importância lançada pela Administração Municipal foi o Plano Estimativo de Compras para os Pequenos Negócios (PECOM). Disponibilizado na página do Município na internet, o PECOM vai permitir que fornecedores saibam com antecedência as datas das licitações e as aquisições que serão feitas pela Prefeitura em 2018.

Conforme frisou o prefeito Fábio Schroeter, todo o trabalho que está sendo feito é parte integrante do Programa Licita Campo Verde, lançado em 2015 e que tem sido modelo para todo o Brasil por priorizar as compras governamentais das micros e pequenas empresas e microempreendedores individuais instalados no Município, contribuindo com o desenvolvimento da economia local.

“A Prefeitura tem feito um esforço muito grande para que os recursos fiquem no nosso município, pois entendo a importância que isso tem para o desenvolvimento de Campo Verde, gerando emprego e renda”, disse o prefeito. “É uma felicidade muito grande estar desenvolvendo um programa grandioso como esse”, ressaltou o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Altair Donizete Restani.

Presidente da Câmara, o vereador João Narciso Gomes parabenizou a Administração Municipal pelo Licita Campo Verde e pelo lançamento da cartilha, do selo e do Plano de Compras. “Parabéns prefeito e secretário por essa brilhante iniciativa. É um projeto muito bom, simplifica as licitações para os empresários de Campo Verde”, destacou.

A criação do Licita Campo Verde e a adoção de medidas que facilitam para os micro e pequenos empresários e para os MEI´s, representa uma quebra de paradigma, pois demonstra o interesse do Município em incentivar os pequenos negócios.

Um exemplo do resultado desse incentivo foi dado pelo empresário Elson Sales, dono de uma empresa que presta serviços para a Prefeitura de Campo Verde. A partir do memento em que ele passou a negociar com a Administração Municipal, o quadro de funcionários de sua empresa saltou de 2 para 28 contratados diretamente e mais quinze indiretamente, e o faturamento aumentou em 400%. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)