Secretaria de Saúde investe na aquisição de câmaras frias para PSF´s

Para garantir a qualidade e a conservação das vacinas utilizadas pela população, a Prefeitura de Campo Verde, através da Secretaria Municipal de Saúde, está investindo na aquisição de câmaras frias de última geração para equipar os PSF´s do município. De acordo com a SMS, quatro câmaras, no valor total de R$ 60 mil, foram adquiridas e serão entregues dentro de 30 dias.

Os novos equipamentos foram adquiridos com parte dos recursos de uma emenda parlamentar do então senador Blairo Maggi e serão instalados nos PSF´s São Miguel, Zacarias Furtado de Lima, Jupiara e Odemir Eckert (Parque das Araras).

Nos últimos dois anos, duas câmaras frias foram compradas pela Secretaria de Saúde com recursos próprios para equipar o PSF Estação da Luz e a Vigilância Epidemiológica. Cada equipamento custou R$ 15 mil.

As câmaras frias podem funcionar por até 48 horas mesmo que haja interrupção no fornecimento de energia elétrica. Essa autonomia evita a perda dos produtos armazenados, como aconteceu há cerca de dois anos no PSF São Miguel, quando vândalos desligaram o medidor de energia da unidade provocando a perda de um lote de vacinas.

Outra vantagem é que os equipamentos são dotados de um sistema computadorizado que controla a temperatura e registra o momento de abertura e o período em que permaneceu aberto. Conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde, mais oito câmaras frias devem ser adquiridas. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Categorias: Saúde