2_5Um dos grandes problemas das cidades são os terrenos baldios. Tomados pelo mato, eles acabam se transformando em depósito de lixo ou em criatórios de insetos, ratos e animais peçonhentos.

Em Campo Verde, o agricultor aposentado Osvando Ferreira (78) dá exemplo de como manter os lotes limpos e ainda economiza com isso.

Há mais de uma década Osvando deixou a roça, mas o amor pelas atividades rurais não morreu. Em três terrenos que tem em Campo Verde ele cultiva feijão, planta mandioca e até amendoim.

“Plantei para mostrar aos meus netos, que não sabem como é o pé do amendoim”, contou. Além de manter os lotes limpos, o cultivo foi a forma encontrada por ele para matar a saudade do tempo em que capinava café no Paraná e no Mato Grosso.

Apesar da idade, o ex-agricultor apresenta muita disposição. Hoje pela manhã (8) Osvando e a esposa Maria Joana (70) aproveitavam a trégua dada pela chuva para capinar os cerca de 900 metros quadrados de dois lotes que o casal tem na Avenida Izidoro Gentilin, no bairro Belvedere.

Na área ele plantou 7 litros de feijão carioquinha. “Espero colher pelo menos 60 litros”, prevê. Se a produtividade se confirmar, o consumo do ano está garantido.

Caprichoso com o que é seu, Osvando não cuida dos terrenos apenas quando estão ocupados com o feijão ou com outra cultura. Quando não há cultivo, ele faz questão de mantê-los sempre roçados. E manda um recado: “Isso é uma coisa que cada um sabe. Cada um tem que cuidar do que é seu”, ressalta. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Categorias: noticias

Sobre o autor