2Na manhã de hoje (26) 250 pessoas de Campo Verde começaram a ser atendidas pela Caravana da Transformação, realizada pelo governo do Estado de Mato Grosso em Jaciara. Até domingo (29), mais mil pacientes do município serão atendidas.

Para que os pacientes pudessem ter realizar consultas, exames e cirurgias de catarata e pterígio, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, está oferecendo transporte, feito por quatro ônibus, e alimentação para todos.

Enfermeiros, técnicos de enfermagem, socorristas do SAMU e servidores da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, estão acompanhando os pacientes. Aqueles que necessitarem de cirurgia, terão que passar a noite em Jaciara, em acomodações providenciadas pela Prefeitura daquele município.

O aposentado Nelson Balsan é um dos pacientes de Campo Verde consultados na manhã de hoje. Com catarata, ele terá que ser operado. Há mais de dois anos o aposentado aguardava pelo atendimento. Agora que conseguiu, ele elogiou a iniciativa do Estado e do Município. “Eu acho uma das melhores coisas que pode acontecer no País uma campanha dessa”, disse ele. “Se fosse esperar pelo SUS, claro que a gente seria atendido, mas quanto tempo ia demorar?”, indagou.

No passado, Balsan já foi submetido a uma cirurgia de catarata, porém, o problema voltou. O aposentado contou que chorou ao recuperar a visão após o primeiro procedimento cirúrgico. “Agora vai ser igual, com certeza”, afirmou.

Dona Aurenice, que é dona de casa e aguardava por um exame de vista já há algum tempo, avaliou de forma positiva a realização da Caravana da Transformação e a iniciativa da Prefeitura de Campo Verde em proporcionar o acesso dos moradores do município aos atendimentos que estão sendo ofertados. “É uma boa, porque a gente não tem condições de pagar. Graças a Deus veio em boa hora para nós”, disse.

Aldeme Fernandes Siqueira também é dona de casa e necessitava de um exame de vista. Hoje pela manhã ela conseguiu realiza-lo e elogiou a qualidade do atendimento. “Eu gostei, foi ótimo. Lá, para nós, a gente precisa pegar o encaminhamento, protocolar e demora algum tempo para conseguir a consulta. E aqui foi rápido”, disse ela.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a demanda por exames, consultas e cirurgias oftalmológicas é grande. Em Campo Verde, mais de 2,1 mil pacientes aguardavam por atendimento. “Graças a Caravana da Transformação nós vamos reduzir significativamente a fila de espera”, disse Sandra Badoco, secretária municipal de Saúde.

O prefeito Fábio Schroeter também destacou a iniciativa do Estado em realizar a Caravana da Transformação e a participação do Município. “O Governo de Mato Grosso está de parabéns por essa ação”, disse ele. “E nós não poderíamos deixar de oferecer condições para que nossos pacientes pudessem se deslocar para Jaciara para serem atendidos”, completou.

A Caravana da Transformação conta com uma estrutura formada por cinco carretas e contêiner equipados com ambulatórios, consultórios e centros cirúrgicos que ficam estacionadas em uma área coberta por tendas e contam com energia elétrica fornecida por potentes geradores. Toda essa estrutura tem capacidade para realizar 1000 consultas e 300 cirurgias por dia. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Categorias: Saúde