3A Prefeitura de Campo Verde recebeu na última sexta-feira (25) em Cuiabá, o Selo Unicef Município Aprovado. O selo é uma certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) a municípios que entre 2013 e 2016 implantaram e implementaram ações que resultaram em melhoria de vida para as crianças e adolescentes.

Em Mato Grosso, dos 90 municípios que se inscreveram para o selo, 30 foram contemplados. A premiação, realizada no Auditório Secretário Cloves Vetoratto, no Palácio Paiaguás, é o resultado de um conjunto de ações desenvolvidas pelas secretárias municipais de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social.

Fábio Moraes é o coordenador do Unicef em Mato Grosso. Para ele, a participação dos municípios no Selo Unicef representa a quebra de uma paradigma, já que o órgão, ao longo do tempo, teve dificuldades para atuar no estado. Na edição do selo de 2009 a 2012, por exemplo, apenas 9 municípios foram certificados.

Na visão de Moraes, a certificação significa que os municípios cumpriram os compromissos que assumiram quando da adesão para que as crianças e o adolescente tivessem os seus direitos garantidos.

“Isso dá destaque, isso enaltece. É um reconhecimento internacional importante de um organismo da ONU (Organização das Nações Unidas), que é o Unicef, e que tem o mandato internacional de garantia e promoção dos direitos da criança e do adolescente. O Município está de parabéns porque mostra o seu compromisso com a infância e faz valer os direitos que estão consignados à constituição brasileira: criança e adolescente, prioridade absoluta nas políticas públicas”, destacou Moraes.

Secretária municipal de Assistência Social, Rosilene Sanguini Schroeter avaliou o recebimento do Selo Unicef como a confirmação que Campo Verde está evoluindo nas políticas sociais e tratando com responsabilidade as crianças e os adolescentes, proporcionando a eles, acesso digno à educação, ao esporte, à cultura, à saúde e aos direitos sociais. “O que a gente está colhendo hoje é fruto desse trabalho desenvolvido desde 2013 para cá, e que agora, com muita satisfação, muita honra, a gente está recebendo esse resultado”, disse ela.

O Selo, de acordo com a secretária Rosilene, demonstra a preocupação da Administração Municipal com as crianças, jovens e adolescentes. “Com certeza estamos tratando-os como é determinação do ECA: tratar a criança e o adolescente como prioridade. Essa é uma da responsabilidade que o prefeito tem colocado pra nós, para realmente a gente buscar, fazer garantir esse direito da criança e do adolescente”, ressaltou.

Categorias: Assistência Social