1O prefeito Fábio Schroeter recebeu em seu gabinete na tarde desta segunda-feira (31) o deputado estadual Valdir Barranco (PT), o vereador Gessi Matheus Ventura, o vereador eleito Nei do Dom Ozório e representantes do Assentamento Dom Ozório. O secretário municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, Geraldo Pereira de Araújo, também participou da reunião.

Barranco explicou que a visita foi para colocar o seu mandato à disposição da Administração Municipal e também para apresentar algumas pautas locais. Entre os assuntos discutidas estavam o funcionamento da casa do empacotamento, a conclusão do shopping da agricultura familiar, que está na fase final, e o transporte dos universitários que moram no Assentamento Dom Ozório.

O deputado Valdir Barranco destacou que a produção das pequenas propriedades é forte em Campo Verde e contribui significativamente com a economia local. No município existem 7 assentamentos da reforma agrária além de duas comunidades rurais onde vivem mais de 1,3 mil famílias. “Nós precisamos profissionalizar a agricultura familiar e aqui tem tudo para ser modelo”, disse o parlamentar.

De acordo com o prefeito Fábio Schroeter, as reivindicações apresentadas são importantes e serão analisadas com atenção. “Na medida do possível vamos procurar atende-las”, disse. O prefeito também lembrou que é preciso discutir com os pequenos produtores a forma de funcionamento da casa do empacotamento, onde os alimentos produzidos pela agricultura familiar serão lavados, cortados e empacotados para serem comercializados. “Esse centro de processamento é uma oportunidade de se agregar valor à produção”, destacou.

Até agora, a proposta de se criar uma cooperativa formada pelos agricultores familiares para gerir a casa do empacotamento é a que apresenta maior viabilidade. Quanto ao shopping da agricultura familiar, Fábio explicou que a conclusão da obra está atrasada devido a problemas com as empreiteiras que venceram a licitação. A primeira, segundo ele, com a morte do proprietário, desistiu do contrato. A segunda empreiteira também está com problemas e uma nova licitação poderá ser realizada pelo Município.

O transporte dos universitários do Assentamento já conta com apoio financeiro do Município, que repassa mensalmente a uma associação formada por eles, parte dos recursos necessários para custear as despesas. Porém, de acordo com o prefeito Fábio, essa reivindicação também será analisada. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Categorias: Gabinete