fábio em brasíliaO prefeito Fábio Schroeter participou durante esta semana, em Brasília, da XIX Marcha CNM, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios. Entre os assuntos constantes da pauta elaborada estavam o aumento da arrecadação, a distribuição do ISSQN dos cartões de crédito de forma justa na origem da prestação do serviço, e a atualização monetárias dos valores de programas federais, entre outros.

Ao final do evento, que contou com a participação de mais de 4,5 mil pessoas entre prefeitos e vereadores, foi elaborada e assinada pelo presidente da CMN Paulo Ziulkoski, a “Carta da XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios”.

Durante a XIX Marcha, os participantes puderam expor a situação de crise fiscal pela qual passam os municípios e que, de acordo com eles, é causada pela queda na economia como um todo e não por questão de gestão municipal.

Outros fatores apontados pelos prefeitos e vereadores como responsável pela atual situação foram, de acordo com texto publicado na página da CMN na internet, foram o “subfinanciamento dos mais de 390 programas do Governo Federal  que ampliam o custeio dos Municípios e a política de desoneração que correu a base das transferências constitucionais e, assim, amplificou a crise dos Municípios”. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Categorias: Gabinete