1Um dos maiores produtores de aves de corte e ovos de Mato Grosso, Campo Verde passa a contar a partir de hoje (26) com o Comitê de Sanidade Avícola, criado para intensificar as ações para garantir a saúde do plantel.

A grande preocupação dos criadores e das empresas que atuam no município é o risco da gripe aviária, que já obrigou países como o México a sacrificar praticamente todo o plantel, atingir as aves criadas no município.

Segundo ele, devido ao fato de que Campo Verde está relativamente próximo ao pantanal, que é rota de aves migratórias, o risco existe e é grande. A chegada da doença representaria um grande impacto na economia local.

De acordo com os técnicos que se reuniram com produtores, representantes de empresas e de associação de produtores, o impacto causado pela gripe aviária é devastador. Segundo eles, quando há registro da doença em uma propriedade, todas as aves num raio de 3 quilômetros devem ser sacrificadas

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, Campo Verde conta com um plantel formado por 5,5 milhões de frangos destinados ao abate e mais 2 milhões de aves de postura. A atividade é de grande importância na geração de emprego e renda para a população.

Conforme o que foi debatido na manhã de hoje durante reunião realizada Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, é preciso intensificar os cuidados sanitários, principalmente na desinfecção dos caminhões utilizados no transporte das aves de descarte; no acesso de pessoas aos aviários e no transporte de subprodutos, como a cama de frango.

Também foi destacada a necessidade de que os criadores intensifiquem o cumprimento das normas de sanidade nas propriedades. “Como produtor nós temos que cuidar muito bem da porteira pra dentro”, destacou o empresário Tarcísio Schroeter. Dono de uma granja de produção de ovos, Schroeter é presidente da Associação Mato-grossense de Avicultura. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)