IMG_8012Idealizado pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e implantado pela primeira vez na cidade de Sorriso, em 2006, o Projeto Bombeiros do Futuro será reativado em Campo Verde, onde foi desenvolvido entre 2008 e 2011.

De acordo com a comandante da 11 ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, Pryscilla Jorge Machado de Souza, serão ofertadas 40 vagas por semestre. As inscrições, que começam hoje (11), terminam no dia 16 e podem ser feitas na Secretaria Municipal de Assistência Social.

Conforme explicou a secretária de Assistência Social e primeira-dama do Município, Rosilene Sanguini Schroeter, a Administração Municipal sempre quis reativar o Projeto, mas esbarrava na falta de efetivo da 11ª Companhia de Bombeiros Militar. No final do ano passado, conforme lembrou Rosilene, a capitã Pryscilla propôs a reativação, que foi prontamente aceita por ser algo que irá beneficiar principalmente crianças em situação de risco. “E devido a essa conversa a gente vai reativar esse projeto”, explicou a secretária.

Rosilene salientou que um dos objetivos principais do Projeto é promover a inclusão social de crianças de famílias em vulnerabilidade social, que estudem em escolas públicas e que tenham cadastro na Secretaria de Assistência Social. “Esse projeto ajuda, com certeza, na formação delas enquanto cidadãs”, destacou a secretária Rosilene.

Além da formação de cidadãos e da inclusão social, a capitã Pryscilla lembrou que o projeto pode proporcionar também uma oportunidade profissional. “O objetivo é esse. A gente está contribuindo de alguma forma, com essa parcela da nossa população. E aí a gente está tentando disponibilizar uma visão de futuro pra eles também, mostrando as nossas atividades. Quem sabe a gente consegue realmente, como o próprio Projeto já diz ‘bombeiro do futuro’, que sabe a gente consegue plantar uma sementinha para ter futuros bombeiros aqui pra cidade”, disse.

O Projeto Bombeiros do Futuro consiste em ministrar aulas às crianças sobre civismo, cidadania e outros temas dentro da disciplina e da metodologia militar. Os participantes também terão orientações sobre salvamento em altura, combate a incêndio e outras atividades desenvolvidas pelos bombeiros. De acordo com a capitã Pryscilla, os inscritos, antes de iniciarem as atividades do Projeto passarão por uma triagem. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Categorias: Assistência Social