vacina papilomaA Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde está disponibilizando a segunda dose da vacina contra o HPV (papiloma vírus humano). O público alvo a ser imunizado são as meninas com idade entre 9 e 11 anos.

A vacinação, de acordo com a secretaria municipal de Saúde, será feita nas Unidades de Saúde da Família. A imunização contra o HPV é importante porque previne contra o câncer de colo de útero.

O HPV é o nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes. De acordo com o doutor Dráuzio Varella, pode provocar a formação de verrugas na pele, e nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais, etc.), anal, genital e da uretra.

As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero e do pênis, e de baixo risco (não relacionadas ao aparecimento de câncer).