2Agentes de saúde e agentes ambientais da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde participaram na tarde de hoje (29) de uma palestra sobre saneamento básico, ministrada pelo engenheiro sanitarista da empresa Águas de Campo Verde, concessionária dos serviços de água e esgoto no município, Murilo Formiga.

Entre os temas abordados durante a palestra estavam a importância do sistema de esgotamento sanitário – considerado primordial para se ter um saneamento básico de qualidade – uso consciente e qualidade da água e limpeza das caixas d´água.

A realização da palestra foi uma iniciativa da Águas de Campo Verde, acatada pela secretária de Saúde do Município, Sandra Badoco. Para ela, a implantação da rede de esgoto é um grande benefício e um avanço para a cidade. “Saneamento básico é primordial, saneamento é saúde”, disse ela.

Sandra Badoco lembrou que o esgotamento sanitário faz parte das ações preventivas, que são bem mais baratas que as curativas. Pesquisas apontam que, em cidades onde existe rede de coleta e sistema de tratamento de esgoto, o índice de internamento por doenças infecciosas foi reduzido.

Para a empresa, o importante é que as informações passadas durante a palestras sejam levadas até os moradores e que os agentes sejam um elo entre a concessionária e os usuários, proporcionando o estreitamento da relação entre eles e a Águas de Campo Verde.

Para os agentes, a palestra proporcionou mais conhecimento que poderá ser usado durante as visitas às residências, principalmente quando questionados sobre o sistema de distribuição de água e o de coleta de esgoto.

Além das palestras, os agentes tiveram um coffee break e visitaram a sede da Águas de Campo Verde, onde conheceram o Centro de Controle Operacional da empresa e um dos poços que abastecem o município. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Categorias: Saúde

Sobre o autor