foto12-1No dia em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 25 anos, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso homenageou com uma “Moção de Aplauso” o prefeito de Campo Verde, Fábio Schroeter, pelo apoio dado ao Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente no município. Fábio foi o único gestor municipal de Mato Grosso a ser homenageado.

O Conselho Tutelar de Campo Verde é considerado um dos melhores do estado por disponibilizar de estrutura adequada ao desenvolvimento das ações, como sede própria, salas individualizadas e equipadas com ar condicionado, telefones, computadores e dois veículos com motorista.

Ademar Caria Lima é conselheiro tutelar no município e falou sobre o apoio dado pela Administração de Campo Verde. “A estrutura que a Prefeitura tem dado é muito boa”, afirmou. “O Conselho de Campo Verde, hoje, é referência para o estado em termos de estrutura”, completou.

Segundo ele, nenhum outro conselho tutelar de Mato Grosso conta estrutura igual. “Sou coordenador do polo de 12 cidades em torno de Campo Verde e a gente presencia várias situações. Graças a Deus, somos privilegiados em relação aos outros”, destacou.

A partir da Administração do prefeito Fábio Schroeter, os conselheiros tutelares tiveram aumento de salário e passaram a ter direito a férias remuneradas, gratificação de férias e 13º salário. “Tivemos esses direitos garantidos depois que o prefeito Fábio entrou”, frisou. Apesar das conquistas e de afirmar que muita coisa melhorou, ele ressaltou que confia na atuação do gestor para que se possa avançar ainda mais. “Direitos previdenciários nós já temos, mas falta hora-extra, adicional noturno, algumas coisas que com o tempo podem esta sendo regularizadas”, disse.

Ademar Caria Lima lembrou que o Conselho Tutelar de Campo Verde não é só referência em estrutura ou pelos direitos trabalhistas, mas também pela forma como utiliza o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA). “O SIPIA é um sistema onde a garantia dos direitos das crianças podem ser vistos por outras autoridades e serem criadas políticas públicas”, disse.

Para o prefeito Fábio Schroeter a homenagem demonstra que a Administração Municipal está no caminho certo quando o assunto é proporcionar que os responsáveis por fiscalizar os direitos e a forma como as crianças e adolescentes estão sendo tratadas possam desenvolver seus trabalhos. “O desafio é muito grande de fazer valer realmente o ECA”, disse. “É um trabalho que precisa ter uma parceria muito grande com todos os entes responsáveis por isso”, disse.

Fábio fez questão de dividir a homenagem recebida da Assembleia Legislativa com os conselheiros do município. “A gente recebe com muita satisfação, mas queremos entregar isso para os nossos conselheiros tutelares. O Conselho Tutelar faz o trabalho na ponta, faz o trabalho da interação com a sociedade, está no dia a dia sofrendo”, destacou. “E o que o Município tem que fazer é dar todo o suporte para que o Conselho Tutelar possa fazer o seu trabalho. E esse é o nosso objetivo”, completou.

Fábio ressaltou que nos 25 anos do ECA, muitas conquistas foram alcançadas, mas que é preciso continuar avançando. “Não podemos desanimar. Juntos podemos transformar e implementar cada vez mais o nosso Estatuto da Criança e do Adolescente”, observou.

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Guilherme Maluf explicou porque o prefeito foi homenageado com a “moção de aplausos”. “Campo Verde se tornou uma referência em políticas direcionadas à criança e adolescente através do seu Conselho Tutelar, através do seu prefeito, ou seja, uma cidade que tem responsabilidade com a criança e com o adolescente; é uma cidade que tem responsabilidade com o seu futuro. Então a Assembleia está passando uma moção e acredito, muito merecedora em função disso”, afirmou.

Entre as ações desenvolvidas em favor das crianças desenvolvidas pela Prefeitura estão a Escola de Música da Orquestra Sinfônica Jovem de Campo Verde, as escolinhas esportivas, a ampliação do abrigo para menores em situação de risco, construção e ampliação de creches. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)