AA2Os pequenos produtores integrados à Cooperativa dos Produtores Rurais do Assentamento Dom Ozório, em Campo Verde, têm mais um motivo para comemorar. Graças à boa vontade do empresário José Maria Bortolli, um dos sócios do Grupo Bom Futuro, eles agora contam com uma colheitadeira SLC 7500 para fazer a colheita de suas lavouras.

A máquina doada pelo empresário rural estava no município de Canarana e foi transportada para o Assentamento Dom Ozório pela Prefeitura de Campo Verde. A colheitadeira, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, Pedro Cambará, era uma necessidade da comunidade.

“As lavouras são pequenas, cada um tem a sua e muitas vezes eles até perderam a safra por falta de um equipamento desse”, frisou Cambará, que enalteceu a atitude de Bortolli. “É um gesto de humanidade o que ele fez e deveria servir de exemplo para outras pessoas que têm condições de fazer essas ações, doando para os pequenos produtores um trator usado ou algum equipamento usado” completou.

Cambará ressaltou que a parceria entre a Administração Municipal e a comunidade é fundamental para que mais agricultores familiares, que não têm condições de investir na compra de equipamentos, possam aumentar sua produtividade e melhorar de vida.

“É desse jeito, com a Prefeitura ajudando, a comunidade ajudando, os produtores que têm condições ajudando, que a gente consegue fazer a vida melhor das pessoas no campo”, disse. “Esse é o objetivo do nosso prefeito, da nossa Administração: proporcionar melhor qualidade de vida para as famílias”, completou.

Presidente da Cooperozório, José Rodrigues da Silva, mais conhecido como “Zé Pretinho”, disse que por plantarem pequenas áreas, os assentados encontram dificuldades na hora da colheita devido à falta de uma máquina. O milho produzido pelos pequenos produtores do Dom Ozório é utilizado na alimentação de suínos, frangos e também na produção de silagem para o gado leiteiro.

Uma colheitadeira própria, segundo ele, vai facilitar. “Com essa máquina que o Zeca doou pra nós vai ser muito bom, porque nós vamos fazer a colheita do milho, de um hectare, dois hectares. Nós não vamos precisar estar buscando máquina. E ninguém quer vir colher pra nós um hectare, dois hectares”, disse.

“Zé Pretinho” agradeceu a doação e destacou a iniciativa de Zeca Bortolli. “É doação de um cara que tem coração. Ele está vendo a dificuldade que nós passamos aqui no Assentamento”, disse.

O presidente da Cooperozório também agradeceu o apoio da Prefeitura no transporte da máquina. “Eu quero agradecer a Prefeitura, através do prefeito e através do Pedro da Secretaria de Agricultura, que deu uma força para nós pra buscar essa máquina que estava em Canarana, um lugar muito longe e que a Cooperativa não tinha condições de buscar”, disse. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)