final1Terminou na última sexta-feira (21) a nona edição do Festival de Teatro de Campo Verde (FESTCAV). O evento marcou a retomada de um dos maiores festivais teatrais da região e que já revelou grandes talentos das artes cênicas de Mato Grosso. O FESTCAV foi criado em 2002 e realizado até 2009, quando foi interrompido. Em 2011 houve uma tentativa de se resgatar o evento. Este ano a Administração Municipal de Campo Verde incentivou e apoiou a realização do Festival, que deve, novamente, se tornar tradicional.

Para a secretária municipal de Educação e Cultura Andréa Schroeter, o investimento financeiro feito pelo município na realização do Festival é pequeno diante do ganho cultural que ele proporciona. “A arte de fazer teatro, a arte cênica, vão desenvolver vários tipos de linguagem na criança e isso é importantíssimo para a educação, para a cultura de um povo. E a volta do FESTCAV é importantíssima para o Município, para os pais que vêm os filhos se apresentarem e para a própria sociedade”, frisou.

Para Andrea Schroeter, a nona edição do FESTCAV atingiu as expectativas, apesar do tempo em que o evento não foi realizado. Para ela, essa interrupção fez com que a cidade perdesse, enquanto municípios vizinhos avançaram, tornando seus festivais maiores e amplamente conhecidos. Primavera do Leste, por exemplo, realizou recentemente seu festival, que contou com a participação de mais de 40 grupos.

“Campo Verde escreveu o nome no Teatro mato-grossense. Há anos atrás fomos campeões mato-grossense de teatro e isso se perdeu. Então hoje a Prefeitura está tentando resgatar esse tempo perdido. Não é de uma hora para outra. Essas crianças vão ter que ser lapidadas aos poucos e devolver ao público o gosto de vir assistir teatro”, disse. Os títulos estaduais citados pela secretária de Educação e Cultura foram conquistados pelo Grupo Raio de Luz.

Jurado do IX FESTCAV, Jefferson Jarcem também lembrou a tradição do festival de Teatro de Campo Verde que, segundo ele, atraia grupos do estado que já tinham a cidade em suas rotas. “Grupos de Cuiabá em vários momentos vieram participar aqui”, ressaltou. “Acho que essa possibilidade de a Prefeitura, novamente estar resgatando esse tipo de festival não estimula só a região de Campo Verde, estimula também o turismo e quem ganha é a população, quem ganha é o sistema da política cultural”, completou.

Para Jarcem, a realização do FESTCAV além de recolocar Campo Verde no cenário teatral de Mato Grosso, pode fomentar e fortalecer a cultura regional. Ele também frisou que é preciso criar um fortalecimento através da base. “Acho que com esse início da Prefeitura – e se eles criarem essa possibilidade dentro das escolas, de dar continuidade e não só pensar no Festival, mas pensar num processo inicial para o Festival, que vai fortalecer o trabalho cultural não só dentro da cidade, mas também para fora. Vamos colocar o exemplo da Companhia Raio de Luz, que historicamente, dentro do Festival de Teatro Matro-grossense, ao longo dos anos, ganhou prêmios e sempre levou a cidade de Campo Verde como uma grande referência de grupos de teatro”, destacou.

Coordenadora do FESTCAV, Emanuelle Calgaro avaliou positivamente a realização do evento. “Creio que foi uma oportunidade muito feliz de poder mostrar um pouco da arte e da cultura que ainda tem em Campo Verde. Apesar de ter ficado um tempo sem ter fomento na área do teatro, a gente percebe que continua o interesse das pessoas em que ainda se mantenha esse processo aqui. Então minha avaliação é positiva e creio que por parte da comunidade também. Não só pela premiação, pelos troféus, mas pelo trilhar desse caminho e nessa chegada feliz que culminou hoje no fechamento do Festival”, disse ela. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)