1Construído ainda nos anos de 1980, o antigo PSF do bairro Jupiara está sendo reformado pela Prefeitura de Campo Verde como forma de otimizar o uso de prédios públicos pertencentes à municipalidade.

Depois de concluída a reforma, o prédio passará a abrigar o setor de Vigilância Ambiental, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, e um Centro de Zoonose para atendimento de animais sem dono.

Conforme explicou a secretária de Saúde de Campo Verde, Sandra Badoco, no Centro de Zoonose serão atendidos, principalmente, cachorros de ruas que precisam de tratamento. Os cães, de acordo com a secretária, são hospedeiros da leischimaniose, doença que, nos seres humanos, provoca ulcerações na pele e lesões na medula óssea, nos gânglios linfáticos, no baço e no fígado.

O prédio que abrigará a Vigilância Ambiental foi usado por mais de 20 anos como PSF. Com a construção de um novo prédio, em 2002, para abrigar a unidade de saúde no bairro Recanto do Bosque, as instalações antigas foram adaptadas para abrigar o Centro de Especialidades Médicas, que foi transferido em 2009 para um prédio alugado na região central da cidade. As obras de reformas e melhorias estão sendo feitas com recursos próprios. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)