2A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde realizou no último sábado (19), o “Dia D” de exames para detecção de câncer de mama e de colo de útero (CCO). Os exames e a coleta foram realizados em todas as Unidas Básicas de Saúde da Família.

O “Dia D” fez parte das ações desenvolvidas durante a campanha “Outubro Rosa”, que visa despertar nas mulheres a consciência sobre a importância da prevenção para evitar doenças como o câncer de colo de útero e de câncer de mama. Esses tipos de câncer, se detectado no início, têm até 95% de chances de serem curados.

Na sexta-feira (17), a Secretaria de Saúde distribuiu panfletos a pedestres e motoristas na Avenida Brasil com orientações sobre o auto-exame das mamas e do preventivo de colo de útero (Papanicolau).

Também no sábado, foi realizada a segunda etapa da vacinação contra o HPV, vírus que provoca o câncer de útero, para meninas com idade entre 11 e 13 anos. Aquelas que não haviam tomado a primeira dose da vacina, de acordo com a secretaria de Saúde, Sandra Badoco, puderam iniciar o tratamento preventivo.

O prefeito Fábio Schroeter fez questão de visitar os PSF´s onde estavam sendo realizados os exames e frisou que a prevenção continua sendo uma das mais importantes formas de se evitar problemas com a saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no sábado foram realizadas 309 coletas para CCO e 405 exames de mama. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)