IMG_4844-1O sonho de ter uma casa própria, de ser dono de um teto onde possa abrigar a família com o mínimo de conforto e dignidade é comum a todos. E como forma de fazer com que esse sonho, após virar realidade, possa trazer muito mais melhorias para os moradores, o Governo Federal implantou o Plano de Trabalho Técnico Social (PTTS) para orientar as pessoas contempladas com uma moradia dos Programas Habitacionais sobre como tirar maior proveito dela.

Campo Verde, de acordo com a gerente de Habitação Sandra Badocco, foi o primeiro município de Mato Grosso a dar início ao PTTS. No último final de semana, as 385 famílias que irão morar no Residencial Santa Rosa começaram a receber orientações dos técnicos de uma empresa contratada pelo Governo Federal.

Conforme informou Sandra Badacco, o objetivo do PTTS é repassar às famílias orientações sobre como usufruir e cuidar da melhor maneira possível do imóvel, como se relacionar com os vizinhos, como implantar uma horta no quintal e também repassar orientações sobre saneamento e cuidados ambientais.

“Esse trabalho técnico é muito importante para todos vocês que esperam pela casa própria”, disse o prefeito Fábio Schroeter, que participou da abertura dos trabalhos do PTTS, realizada no Centro de Atendimento ao Idoso Benno Jhoner. “Que vocês possam entrar em uma casa de qualidade, com esgoto, com asfalto e que possam usufruir bem dela e que nela vocês possam ter qualidade de vida”, completou.

Sandra Badocco informou que o Programa de Trabalho Técnico Social prevê também a realização de cursos de qualificação e capacitação para os moradores. “O PTTS é obrigatório e todos têm que participar”, informou. A gerente lembrou que, desde janeiro de 2013, quando a nova equipe assumiu a secretaria de Habitação, todos que haviam sido pré-aprovados para o Santa Rosa foram chamados e os cadastros revisados.

“Procuramos regularizar a situação das famílias que apresentavam problemas, como a falta de documentos, tornando-as aptas para receberem uma casa”, disse Sandra Badocco. “Nós buscamos atender cada um de vocês com respeito, com dignidade”, salientou. A previsão é que as casas do Residencial Santa Rosa sejam entregues em janeiro.

Além do prefeito Fábio Schroeter, participaram da abertura do PTTS o deputado estadual “Nininho”, o vereador Silvio Eventos, que representou o Poder Legislativo Municipal, Jane Marques, da Gedur/CEF e Sueli Janise, coordenadora do Programa em Campo Verde. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)