Produção de leite de registrado crescimento em Campo Verde

Produção de leite tem registrado crescimento em Campo Verde

A Prefeitura de Campo Verde está viabilizando recursos para a construção de um mini laticínio com capacidade para processamento de 5 mil a 10 mil litros de leite diariamente. A unidade será construída em terreno do Município, no distrito industrial II.

De acordo com a secretaria municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, a obra está orçada em R$ 460 mil. Desse total, R$ 450 mil serão disponibilizados pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e R$ 10 mil serão recursos do Município.

Os valores estão disponíveis desde 2012, porém, devido a mudanças e pendências no projeto elaborado pela administração anterior, a atual gestão municipal decidiu pela confecção de um novo projeto.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, Pedro Cambará, o mini laticínio representa um grande avanço para a agricultura familiar e um incentivo a mais para a pecuária leiteira em Campo Verde, atividade que hoje aponta grande crescimento.

De acordo com o IBGE, em 2011 eram produzidos pouco mais de 5 mil litros de leite/dia nas propriedades do município. Em 2013, de acordo com as empresas de laticínios, a produção diária é superior a 11 mil litros. “A pecuária leiteira em Campo Verde tem um grande potencial graças ao melhoramento genético do rebanho e a grande oferta de alimentos”, observou o secretário. “E a construção desse mini laticínio será um incremento a mais”, completou.

Cambará lembrou que a Administração Municipal tem procurado incentivar a atividade com a doação de sêmen e kit de inseminação artificial e também a viabilização de resfriadores. “Para a pequena propriedade, a produção de leite é excelente, pois proporciona uma renda mensal”, destacou. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)