A previsão é que nos dias da campanha, pelo menos 200 pessoas sejam atendidas

Através de uma parceria entre a secretaria municipal de Saúde de Campo Verde e a indústria química Novart Brasil, cerca de 200 pessoas devem ser atendidas dentro da campanha de combata a Hanseníase, que está sendo realizada hoje (16) e continua amanhã (17).

De acordo com a coordenadora da secretaria municipal de Saúde, Karine Finn, 150 pessoas agendaram a consulta antecipadamente. Os exames estão sendo realizados em dois consultórios instalados em uma carreta furgão da Novart Brasil, por médicos da SMS que passaram por capacitação em Bauru.

Dona de casa, Gercina Silva Castro apresenta dormência em certas partes do corpo e aprovou a realização da campanha contra a hanseníase.     “É muito bom porque a gente pode descobrir se tem ou não a doença”, disse ela.

A vinda da carreta para Campo Verde faz parte do Programa Ponto Final na Hanseníase, desenvolvido pela Novart e pelo Ministério da Saúde desde 2009. Conforme informou a coordenadora da carreta, Alessandra Martins da Silva de Melo, o veículo percorre os municípios brasileiros considerados endêmicos, ou seja, onde exista um número de casos de considerado preocupante.

Exames estão sendo feitos por médicos do Município que passaram por capacitação em Bauru

De acordo com Alessandra, o Brasil é o segundo país do mundo em incidência da doença. Em primeiro lugar está a Índia. A coordenadora informou que o trabalho desenvolvido pela Novartis tem caráter social e a empresa, que fabrica com exclusividade o medicamento para o tratamento da hanseníase, distribui o produto gratuitamente na carreta.

Em Campo Verde, de acordo com a secretaria municipal de Saúde, existem 20 pessoas em tratamento contra a doença, um número considerado elevado, levando-se em conta a população total do município, que é de 35 mil habitantes.

(Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)