Prefeito Fábio Schroeter discurso durante abertura da Conferência Pelo Ambiente

A Escola Municipal Dona Maria Artemir Pires, de Campo Verde, realizou na manhã de hoje a 4ª Conferência Pelo Meio Ambiente, que teve como eixo principal o tema Escola Sustentável. O evento contou com a participação de alunos e professores, além de autoridades municipais.

Além do tema Escola Sustentáveis, os demais eixos temáticos da Conferência foram: Formação com Vida e Agenda 21. Também foram apresentados projetos relacionados aos temas. De acordo com o diretor Rigoberto Ximenes, a Escolar Artemir Pires já desenvolve projetos visando conscientização ambiental dos alunos.

Um deles é o “Cheiro do Mato”, coordenado pela professora e acadêmica do curso de Agronomia Mineia Vedovatto. O projeto tem como área de atuação a mata ciliar do riacho abaixo do Parque das Araras e, segundo a educadora, serão feitas visitas ao local com o objetivo de verificar a situação e propor alternativas de solução.

Rigoberto Ximenes destacou ainda que a Escola já adota práticas de sustentabilidade como o aproveitamento de materiais recicláveis, separação do lixo e noções de economia de água e energia elétrica. “Temos que refletir o que é sustentabilidade e o que queremos daqui a dez anos”, alertou ele.

O prefeito Fábio Schroeter, que participou da abertura da Conferência, elogiou a iniciativa da Escola em realizar o evento e cobrou dos alunos comprometimento com as questões ambientais. “Se fizerem o que for certo, vocês vão influenciar os vizinhos, mudar o bairro, a cidade e, quem sabe, o mundo”, enfatizou.

Marta Frares, secretária municipal de Educação e Cultura, também cobrou dos alunos mais atitudes que possam contribuir para um mundo melhor. “Ser sustentável na palavra é muito bonito, mas nós temos que ser sustentáveis nas ações”, disse ela.

O secretário de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente de Campo Verde, Pedro Cambará, foi outro que chamou a atenção para as pequenas atitudes que contribuem com a melhoria do planeta. “Se cada um de nós fizermos algo, nossa cidade vai melhorar”, observou.

Para o vereador Welson Paulo da Silva, que também participou da abertura da Conferência, é preciso que iniciativas com a da Escola Dona Maria Artemir Pires sejam disseminadas e que mais ações visando a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente sejam realizadas.

“As grandes ações que farão a diferença no futuro precisam ser tomadas no presente, no agora. A Escola está de parabéns por realizar esse evento”, destacou o parlamentar.

Valmir Faria

Supervisor de Comunicação