Município já se destaca como o terceiro maior produtor de leite da região, com 250 mil litros mensalmente

Uma das atrações da 14ª Expoverde, que começa hoje à noite no Parque de Exposições Marco Antônio Esteves da Rocha será o torneio leiteiro, que terá a participação de animais de Campo Verde e de municípios da região. A premiação para os cinco primeiro colocados será de R$ 11,5 mil.

Além do torneio leiteiro, durante a Expoverde será realizado também o primeiro julgamento e ranqueamento de gado leiteiro, com os animais sendo avaliados por juízes ligados a associações brasileiras de criadores.

Bacia leiteira – O torneio, de acordo com secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Cambará, mostra o potencial da pecuária leiteira em Campo Verde. “Nós temos um plantel formado por animais de excelente genética e de grande produtividade”, destacou. “E isso poderá ser visto durante a Expoverde”, completou.

A pecuária leiteira em Campo Verde começou a ganhar destaque nos últimos cinco anos, quando criadores resolveram investir na atividade. Para garantir uma boa produtividade, os pecuaristas começaram a “importar” animais de regiões com tradição na produção de leite, como Castro, no Paraná, e Minas Gerais.

Com boa genética, grande oferta de alimento e clima favorável, a iniciativa deu certo e Campo Verde hoje já se destaca com um dos maiores produtores de leite da região, perdendo apenas para Rondonópolis e Juscimeira. De acordo com a cooperativa Comaju, de Juscimeira, Campo Verde produz 250 mil litros de leite mensalmente.

Devido ao seu crescimento e faturamento, a pecuária leiteira já ocupa lugar de destaque na economia do Município. Entre comercialização de leite, venda de animais, transportes, venda de ração e produtos veterinários, calcula-se que a atividade movimente em torno de R$ 9 milhões anualmente.

Além do torneio, haverá julgamento e ranqueamento de gado leiteiro

Além do torneio, haverá julgamento e ranqueamento de gado leiteiro

Valmir Faria

Supervisor de Comunicação

 

 

Categorias: noticias

Sobre o autor