Um dos representantes de Campo Verde no “Fórum Mato-grossense para Modernização e Humanização do Sistema Prisional”, que começou na última segunda-feira (26) e foi encerrado ontem (28), em Cuiabá, o chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, Aparecido Rudnick, entende que é preciso repensar o conceito de prisão no Brasil. Mas para que isso aconteça, ele reconhece que é necessária uma conscientização maior da população e dos órgãos oficiais envolvidos.

Para Rudinick, a proposta precisa sair do papel e ser colocada em prática. “O método adotado em alguns presídios, onde o detento é tratado com mais respeito e se envolve em atividades como o trabalho e o estudo, é bastante interessante”, destacou. “É um sistema que se mostra mais eficiente na ressocialização do detento”, completou.

Porém, Rudnick alerta que os presídios onde o método conhecido como “APAC”, que prioriza a ressocialização do detento de forma humanizada sem perder o foco punitivo do cárcere, devem ser utilizados apenas dentro do sistema adotado. Ele teme que, em razão da falta de vagas no sistema penitenciário brasileiro, as “APAC´s” acabem perdendo seu real objetivo e se tornem prisões comuns.

O vice-prefeito de Campo Verde, dr. Laerte Brasileiro de Alvarenga, que também participou do Fórum, gostou do que foi apresentado durante o evento. Um dos pontos que chamou a atenção dele é que os próprios reeducandos coordenam o presídio como cogestores. “Isso representa uma confiança nos detentos”, destacou.

Outra vantagem apontada por dr. Laerte é a redução dos custos financeiros com os internos. “No sistema comum um preso custa R$ 2,5 mil para o Governo, enquanto no sistema APAC esse custo é de R$ 700”, observou.

A humanização dos detentos proporcionada pelo método APAC também foi destacada por ele e apontada como uma importante ferramenta de reinclusão dos apenados na sociedade. “Até mesmo o castigo é um momento de mudança. Quem vai para a solitária por algum erro encontra um espaço para reflexão e não de punição”, ressaltou.

Valmir Faria

Supervisor de Comunicação