museoUm grupo de alunos da Educação de Jovens (EJA) e Adultos do Colégio Estadual Vinícius de Moraes, de Dom Aquino, puderam conhecer um pouco mais sobre o passado da região durante visita ao Museu da História de Campo Verde, localizado na comunidade histórica de Capim Branco, na noite de terça-feira (25).

A visita foi programa por iniciativa do professor de História e Geografia, Elias Maciel, que tem grande interesse pelos fatos que marcaram a vida do marechal Cândido Rondon. No início da década de 1890, Rondon comandou a construção do prédio da estação telegráfica Coronel Ponce em Capim Branco. O museu da História de Campo Verde funciona em uma réplica do antigo prédio.

De acordo com Maciel, sua origem familiar também contribuiu para que ele organizasse a visita ao Museu. “O que mais me incentivou a vir aqui é que meu pai é de Mimoso”, destacou. Mimoso foi onde nasceu o marechal Rondon em 5 de maio de 1865. O professor pretende aprofundar suas pesquisas em torno da figura de Rondon por entender que o “patrono das comunicações” é mais conhecido fora do Brasil que em seu estado natal.

O estudante Ronei Hermenegildo Dantas já conhecia o Museu por ter morado em Capim Branco. Mesmo assim, gostou da visita. “É muito interessante ver as coisas que não eram do nosso tempo”, comentou.

Também aluna do EJA, Eliane da Silva Neves aprovou a iniciativa do professor Elias Maciel em promover a visita ao Museu. “É bom, é bonito. A gente vê coisas diferentes, que não conhecíamos”, disse ela.

Os prefeitos de Campo Verde e de Dom Aquino, Fábio Schroeter e Josair Lopes acompanharam os estudantes durante a visita. Para Lopes, o Museu é fundamental para a preservação da história não só de Campo Verde, mas de toda a região.

Fábio Schroeter destacou que visitas como a de terça-feira são importantes para que os jovens atuais possam conhecer o passado de uma região que tem mais de 130 anos de história de colonização.

Valmir Faria

Supervisor de Comunicação

Categorias: noticias

Sobre o autor