UNICcampandoO Projeto UNICampando “Juntos e Misturados”, desenvolvido pela Universidade de Cuiabá (Unic), campus de Primavera do Leste, e que visa levar às comunidades rurais conhecimento e assistência técnica em várias áreas, foi apresentado na manhã de domingo (26) aos pequenos produtores do Assentamento Dom Osório, em Campo Verde.

De acordo com a coordenadora, professora-mestre Greicilene Marcelo, 300 acadêmicos dos cursos de direito, agronomia, engenharia de produção, arquitetura e educação física estão envolvidos no projeto, que já está sendo desenvolvido em um assentamento rural de Poxoréo há mais de dois anos e tem apresentado bons resultados.

Segundo ela, os acadêmicos repassam orientações aos produtores e ajudam na execução dos projetos. “Os estudantes levam às comunidades os conhecimentos adquiridos em sala de aula, aliando a técnica à prática. E isso faz a diferença”, destacou Greicilene.  Outro ponto destacado por ela é o incentivo ao associativismo e ao cooperativismo, que fortalecem as comunidades rurais.

Como o UNICampando tem a participação dos estudantes de arquitetura, direito e educação física, as ações não são focadas somente no aumento da produtividade, mas também na qualidade de vida dos pequenos produtores, com a melhoria das moradias, orientações jurídicas e realização de atividades esportivas e de lazer.

Pequeno produtor no Assentamento Dom Osório, Manuel Cecílio gostou da proposta e destacou sua importância para a comunidade. “Isso é muito bom”, salientou. “Nós precisamos disso”, completou.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente Pedro Cambará, que participou da reunião em companhia do chefe de Gabinete Aparecido Rudnick e do superintendente do MT-Regional Fernando Schroeter, gostou da proposta da Unic.

“É determinação do prefeito Fábio Schroeter que as comunidades rurais recebam toda atenção para que possam produzir cada vez mais e que os pequenos produtores possam ter uma vida mais digna. E esse projeto vem de encontro ao que quer o prefeito, por isso, o que depender da Administração Municipal, pode ter certeza que terá o apoio”, garantiu.

Valmir Faria

Supervisor de Comunicação