O mês de outubro é dedicado especialmente à saúde da mulher, com foco principal na prevenção do câncer de mama e de colo de útero. E para que as ações possam ser universalizadas, a Secretaria de Saúde de Campo Verde terá uma programação especial durante todo o mês.

De acordo com a programação, todos os dias haverá coleta de material para realização de exames preventivos de colo de útero, palestras e orientações nas salas de espera das UBS sobre o autoexame das mamas.

Nos dias 3, 10, 17 e 24 de outubro todas as unidades de saúde da área urbana ficarão abertas até as 20 horas para coleta de material para exames de colo de útero e orientação sobre o autoexame das mamas.

Na zona rural as Unidades de Saúde dos Assentamentos Dom Ozório e Santo Antônio da Fartura, farão a coleta para os exames no dia 20, das 8h00 às 15 horas. Também serão repassadas às mulheres orientação sobre o autoexame das mamas.

Para chamar a atenção e despertar nas mulheres a conscientização e a importância da prevenção, prédios públicos serão iluminados com a cor rosa, símbolo da campanha.

Conforme frisou a gerente de Atenção à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Daniele Rossi Fermo, o público alvo da campanha Outubro Rosa são as mulheres com idade entre 25 e 69 anos. O objetivo é para que realizem os exames preconizados e ofertados pelo Município e pelo Ministério da Saúde.

Categorias: Saúde

Sobre o autor