IMG_0067A poeira nessa época do ano sempre foi um problema, seja na cidade ou na zona rural. Na área urbana, a solução só vem com a pavimentação asfáltica, setor onde a Prefeitura de Campo Verde está investindo R$ 2,3 milhões que estão beneficiando moradores dos bairros Cidade Alta II, São Miguel, Estação da Luz e Jardim Cidade Verde. No interior, a Administração Municipal está adotando uma nova prática: a reutilização de material asfáltico na pavimentação de ruas nas comunidades rurais.

Para amenizar o problema no núcleo urbano do Assentamento Santo Antônio da Fartura, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Obras e Viação, está reaproveitando as sobras da camada asfáltica retirada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DENIT) da BR-070.

O material está sendo colocado na rua principal da comunidade. Espalhado pelas máquinas da Secretaria Municipal de Obras e Viação, o asfalto reutilizado, depois de compactado, evitará o surgimento de buracos, de lama e de poeira.

O prefeito Fábio Schroeter, que esteve na manhã de hoje no Santo Antônio da Fartura acompanhado pelo secretário de Obras e Viação Fabiano Teruel, destacou que o assentamento é um dos mais produtivos do Município e o tráfego intenso de caminhões, caminhonetes e outros tipos de veículos que transportam hortifrutigranjeiros acaba provocando excesso de poeira nessa época do ano.

“Usando esse material, que é asfalto mesmo, só que usado, a gente está praticamente pavimentando essa região central do Santo Antônio da Fartura. E o melhor de tudo é que vai acabar com a poeira”, observou. “E a população, pelo que a gente conversou com alguns, ficou muito satisfeita”, disse o prefeito, lembrando que o apoio dado aos assentamentos valoriza o pequeno produtor e a agricultura familiar do Município.

Airton Ramiro administra uma cooperativa que reúne produtores do Assentamento Santo Antônio da Fartura e confirmou o que disse o prefeito quanto à satisfação dos moradores. “Isso aqui pra gente caiu do céu, porque, na verdade, era o que todos nós queríamos: que pelo menos a nossa sede tivesse uma compactação diferente”, disse.

A reutilização do material asfáltico, de acordo com Ramiro, vai trazer pelos menos dois benefícios. “Com isso aqui vai reduzir não só os buracos quando vier a próxima temporada de chuva, mas, principalmente agora na época da seca, vai eliminar praticamente a poeira. Com essa compactação que está sendo feita, vai ser para nós como se estivéssemos dentro da cidade. Para nós vai melhorar 100%”, afirmou.

Airton Ramiro destacou também os trabalhos que a Administração Municipal tem feito no Assentamento nos últimos dois anos e meio, afirmando que no Santo Antônio da Fartura, a Prefeitura está sempre presente atendendo as demandas dos moradores. “Não tenho o que falar de ponto negativo nenhum”, frisou. “A Prefeitura, através do Fábio, tem nos dado um apoio muito grande”, ressaltou.

Ele lembrou que nas gestões anteriores as estradas ficavam esburacadas e nenhum tipo de melhoria era feito nas entradas dos lotes. “Esse ano e nos anos anteriores, através do Fábio, da Prefeitura de Campo Verde, estão dando um apoio muito bom pra gente. Melhorou demais as nossas estradas. E o apoio da Prefeitura está sendo realmente a contento”, afirmou.

Dono de um mercado na entrada do Assentamento, Eron Gutierrez também destacou o trabalho que a Administração Municipal vem realizando no Santo Antônio da Fartura ao longo dos últimos dois anos e meio. “ bom. O grau de satisfação ótimo”, disse ele. “A iluminação, que estava deficitária, eles colocaram e ficou ótimo”, afirmou. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)