IMG-20150805-WA0014O prefeito de Campo Verde esteve em Brasília na última quarta-feira onde participou de uma ação promovida pela Confederação Nacional dos Municípios. Fábio Schroeter fez parte de uma comitiva formada por gestores de outros municípios Mato-grossenses liderada pelo presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga.

Além dos gestores de Mato Grosso, prefeitos de várias regiões do Brasil também estiveram na capital federal para reivindicar do Governo mais ajuda aos municípios. Durante o ato foi divulgada a “Carta Municipalista” onde estão explicados os motivos que levaram os prefeitos à Brasília para chamar a atenção da União.

“Temos várias demandas e a arrecadação cada vez mais é insuficiente para podermos manter serviços de qualidade à população. É preciso que o Governo se conscientize e se solidarize com os municípios, que estão cada vez mais em dificuldades”, disse o prefeito Fábio Schroeter.

De acordo com a “Carta Municipalista”, os municípios estão sendo responsáveis pela maior parte do atendimento da população nas áreas da saúde e educação – incluindo a merenda escolar e o transporte dos alunos. A carta também pede a aprovação imediata de projetos que estão tramitando no Congresso, como o financiamento e a prorrogação da Lei de Resíduos Sólidos.

A CNM quer também que seja aprovado um projeto que não permita ao Governo repassar novas responsabilidades aos municípios sem que haja fonte de receita que garanta sua manutenção. Pede ainda o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e os restos a pagar, que somam mais de R$ 35 milhões referentes ao período de 2008 a 2014.

De acordo com a programação, às 9h00 (horário de Brasília) os prefeitos se concentraram no Auditório Nereu Ramos, na Câmara Federal e, às 10h30 saíram em caminhada até a Praça dos Três Poderes. Às 14 horas eles acompanharam as comissões do Pacto Federativo e às 17 horas a votação do projeto dos resíduos sólidos. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)