A secretária municipal de Planejamento de Campo Verde, Simoni Borges, entregou ao prefeito Fábio Schroeter, na última sexta-feira (27), o Relatório de Transparência Pública do Selo UNICEF, onde constam todas as ações desenvolvidas no município entre 2017 e 2020.

No documento, conforme explicou Simoni Borges, estão elencados os avanços, as melhorias, as maiores conquistas alcançadas e os desafios superados durante os últimos quatro anos na implantação e na implementação de políticas públicas voltadas à infância e à adolescência.

Também constam do relatório, elaborado em atendimento o que determina o Selo UNICEF, sugestões para o setor ao próximo gestor do Município. “A edição do Selo UNICEF 2017-2020 representa para Campo Verde uma oportunidade de intensificar as políticas públicas em prol de crianças e adolescentes”, avaliou a secretária.

Segundo ela, com a utilização das ferramentas propostas pelo Selo, foi possível ter muito mais eficiência e resultado nas políticas públicas implantadas. “Com o Selo foi possível ser mais assertivo nas ações”, observou a secretária.

Criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Selo é uma ferramenta que estimula e reconhece os avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

DE acordo com UNICEF, “Ao aderir ao Selo, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade”.

A metodologia avaliação do Selo inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção Sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.

O Selo UNICEF contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.

Categorias: Gabinete