Prefeito Fábio fala sobre o aumento no número de casos de Covid-19 em Campo Verde e pede mais conscientização da população

Prefeito Fábio Schroeter durante coletiva na manhã de hoje

Durante entrevista coletiva concedida na manhã desta quarta-feira (20), o prefeito Fábio Schroeter falou sobre os casos confirmados de Covid-19 em Campo Verde, que passaram de 4 para 8 em menos de 24 horas.

De acordo com o prefeito, esse aumento era esperado e vem sendo registrado em todo o Estado de Mato Grosso, que já ultrapassou mil casos. “Acho que é natural isso. Nós não somos uma ilha. As pessoas vão e vem, circulam. Acho que é normal”, disse ele.

O prefeito lembrou que, mesmo a Administração Municipal tendo tomado todas as medidas de precaução, era inevitável que a doença atingisse Campo Verde. “Enfim, os casos chegaram. A gente aguardava esse momento, não que a gente desejava isso, mas a gente sabia que ia chegar”, disse.

Fábio comentou que o fato de o número de casos confirmados ter dobrado em 24 horas se deve ao grande poder de contágio do novo coronavírus, que faz com que uma pessoa infectada espalhe a doença rapidamente. “E é natural que a gente vai ter mais casos”, frisou.

Mais uma vez, o prefeito pediu a conscientização por parte da população para evitar o contágio e salientou que o cenário provocado pela pandemia do novo coronavírus resultou em uma situação grave na saúde pública do País e de Mato Grosso. “Nós precisamos nos cuidar mais. Saber que essa doença pode ser letal. Ela é traiçoeira – muito traiçoeira – e pouco conhecida. É melhor a gente ter mais cautela”, recomendou.

Com relação à denúncia de que funcionários de uma empresa de Campo Verde não fizeram exames para saber se estão contaminados ou não depois que os donos testaram positivo para o novo coronavírus, Fábio informou que a Secretaria Municipal de Saúde tem conhecimento da situação e que vai agir rapidamente. Na tarde de hoje, de acordo com o prefeito, todos os colaboradores farão o teste rápido.

Conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde, a confirmação de que os donos da empresa estão com a Covid-19 se deu na tarde de terça-feira (19) e todos estão em isolamento domiciliar sem apresentar sinais graves da doença.

Na manhã desta quinta-feira (21), conforme informou o prefeito, haverá mais uma reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, onde a situação de Campo Verde em relação ao aumento dos casos confirmados da doença será debatida.

De acordo com Fábio, por enquanto as medidas adotadas no plano de contingenciamento da Covid-19 adotado pelo Município serão mantidas, só havendo mudanças se for necessário. “Com certeza se aumentar muito [o número de casos confirmados] nós teremos que agir e agir com rapidez para diminuir o avanço da doença”, disse.

O prefeito também adiantou que, se necessário, medidas mais drásticas serão tomadas contra empresas e contra quem não obedecer as determinações das autoridades sanitárias. “A Secretaria de Saúde vai agir e agir com rigor. Fechar o estabelecimento, afastar as pessoas, nem que tenha que levar a polícia para que a gente consiga fazer isso se não houver a cooperação de todos”, afirmou.

Categorias: Gabinete, Saúde