O prefeito Fábio Schroeter anunciou hoje novas medidas restritivas à Covid-19

O prefeito Fábio Schroeter anunciou na manhã desta quinta-feira (28), durante entrevista à TV Real, que serão feitas mudanças nas medidas restritivas visando o controle do novo coronavírus em Campo Verde, tornando-as mais duras.

As alterações estarão em um decreto que entrará em vigor a partir de amanhã (29). Terão duração de 14 dias e serão implantadas devido ao aumento de casos positivos de Covid-19 no município.

De acordo com o último Boletim Informativo divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 38 pessoas testaram positivo para a doença, sendo que desse total, oito se recuperaram após terem sido medicadas e cumprirem o período de isolamento domiciliar de 14 dias; e 30 estão sendo monitoradas e em quarentena.

“Diante desse cenário que nós temos hoje, por uma questão de responsabilidade e de querer melhorar esse cenário, nós vamos fazer realmente mudanças no nosso Decreto, onde tomaremos medias mais duras, mais enérgicas em relação ao funcionamento do comércio de um modo geral”, disse o prefeito Fábio.

O gestor enfatizou que as mudanças foram decididas após reunião dos integrantes do Comitê Municipal de Enfrentamento do Novo Coronavírus realizada na manhã de hoje (28) e salientou que foi elaborado um novo planejamento das ações e um novo plano de contingenciamento da doença.

Entre as mudanças a serem implantadas, conforme explicou o prefeito, está o toque de recolher a partir das 22h00 desta sexta-feira. A medida visa reduzir o número de pessoas nas ruas e as aglomerações em bares e lanchonetes. “Deu 22 horas, gente, não é para ter mais ninguém na rua, se tiver na rua vai ter que ter uma boa explicação para dar”, frisou.

O funcionamento de academias e a celebração de missas e cultos religiosos voltam a ficar suspensos. No comércio, o atendimento será limitado a um cliente por atendente. “São medidas que a gente entende que são duras, que afetam realmente a nossa população como um todo, mas são medidas necessárias segundo nosso entendimento”, contemporizou.

De acordo com o novo Decreto, os restaurantes e lanchonetes só poderão funcionar na modalidade delivery. As feiras livres nas ruas também serão suspensas, sendo mantida apenas a Feira Municipal no pavilhão coberto, onde há um controle maior do número de pessoas. Está proibida no local a venda de produtos que não sejam da agricultura familiar.

“A gente está tomando essas medidas com senso de responsabilidade muito grande, preocupados que estamos com a saúde da população, preocupados que estamos também com os nossos profissionais da saúde. Imagine um profissional de saúde nosso adoecer! Vai ficar mais difícil ainda. Nós temos que tomar muito cuidado. Então, durante 14 dias nós vamos seguir essas recomendações”, disse o prefeito.

O Decreto com as novas medidas poderá ser acessado a partir desta sexta-feira (29) no site da Prefeitura de Campo Verde (www.campover.mt.gov.br) na aba Leis e Decretos.

Categorias: Gabinete, Saúde