Com a pavimentação, trecho passará a ser alternativa para o escoamento da produção

O Governo de Mato Grosso divulgou na última terça-feira (19) que vai licitar pavimentação da MT-140, entre as BR-070 e 163/364, em Campo Verde, num trecho de 15 quilômetros. O anúncio sobre a realização da obra havia sido feito no início do ano pelo Governador Mauro Mendes.

A pavimentação da MT-140 no trecho conhecido como “Desvio da Olvebra” é uma importante ligação entre as duas rodovias federais e vai melhorar o escoamento da produção de municípios da região, feito pela MT-344 e representa ganho de tempo e econômico.

“Com a pavimentação haverá diminuição de quilometragem, do valor do frente e vai fazer com a carga, os grãos, cheguem mais rapidamente ao terminal de Rondonópolis, que é o maior da América Latina. Um importante ganho para o desenvolvimento do Estado”, disse o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo de Oliveira em entrevista divulgada pela assessoria de comunicação da pasta na última terça-feira (19).

Prefeito de Campo Verde e uma das lideranças que reivindicou a pavimentação da MT-140, Fábio Schroeter vê a obra como um grande avanço e que vai acabar com um dos gargalos que dificultam o escoamento da produção agrícola.

“Toda produção de Campo Verde, Nova Brasilândia e Planalto da Serra tem que passar por esse trecho ou então segue pela cidade de Dom Aquino até Rondonópolis, mas a estrada ali não é feita para caminhões carregados. E aí surgem inúmeros problemas, é bem difícil de lidar. Com a pavimentação isso tende a resolver”, disse Fábio.

O prefeito ressaltou que a obra é uma reivindicação antiga feita pelas lideranças políticas e empresariais de Campo Verde e que agora começou a sair do papel. “Desde muito tempo eu e outros prefeitos lutamos por essa pavimentação, mas nunca deu certo. E sabemos que essa é uma obra que os municípios não têm condições de fazer com o orçamento que temos”, disse.

Fábio frisou que somente o Estado tem capacidade financeira para fazer a pavimentação e que governos anteriores não demonstraram interesse em fazê-la. “Por isso agradecemos ao governador Mauro Mendes que entendeu e se sensibilizou com a importância dessa obra. Agradecemos também o secretário Marcelo por nos ajudar”, disse.

De acordo com a Sinfra, a licitação para a pavimentação da MT-140 será na modalidade Regime Diferenciado de Contratação (RDC), do tipo menor preço. O custo estimado da obra é de R$ 7,9 milhões.

O projeto executivo e demais documentações complementares, assim como o edital, estão disponíveis no site da Sinfra. Esclarecimentos e dúvidas podem ser solicitados, de preferência via e-mail cpl@sinfra.mt.gov.br, até cinco dias antes da sessão pública que será realizada no dia 3 de junho às 9h00, no auditório da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.