Equipamentos foram fabricados pelos alunos e professores do campus de Campo Verde do IFMT

O Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus de São Vicente, fez na manhã desta segunda-feira (22) a entrega de equipamentos de proteção individual (EPI´s) e acessórios para a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde (SMS).

Foram entregues 100 protetores faciais (face shields), produzidos em plástico pet e fabricados pelos alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema sob a coordenação do professor Pedro Henrique Pereira. Também foram entregues 100 suportes para máscara facial e na próxima semana serão entregues mais 90 faces shields à SMS.

Secretário Municipal de Saúde, Altair Timóteo de Araújo destacou o ganho que a doação proporcionará ao Município, que, segundo ele, está tendo dificuldade em adquirir EPI´s devido à grande demanda.

“Existe uma falta no mercado e quando a gente consegue comprar o valor é muito elevado”, observou, acrescentando que o material doado pelo IFMT será distribuído para as Unidades Básicas de Saúde e para o Hospital Municipal Coração de Jesus.

“Esses protetores serão utilizados no dia a dia pelos nossos profissionais de Saúde. Isso traz mais uma segurança também; um conforto para o profissional, evitando o risco de ele contrair o Covid-19, que é uma doença altamente contagiosa”, observou Araújo.

A produção do material, de acordo com o pró-reitor de Extensão do IFMT, Marcos Taques, faz parte das ações voltadas para o atendimento das comunidades onde a instituição está inserida.

“Essa é uma das missões do Instituto Federal. É levar para a comunidade, para a sociedade de um modo geral, aquilo que é o conhecimento que é produzido dentro da nossa instituição”, ressaltou. “E, entendendo esse chamado, o Instituto se colocou à disposição com um projeto de extensão que possa auxiliar no combate à Covid-19”, completou.

Para o professor Pedro Henrique Pereira, a fabricação dos protetores faciais e dos suportes para máscaras, além de contribuir com a segurança dos profissionais de saúde envolvidos diretamente no enfrentamento do novo coronavírus, também contribuí com o conhecimento acadêmico dos alunos.

“Eles estão tendo oportunidade de ter a experiência de organizar a questão de produção, levantamento de custo, organização de matéria prima, além da parte tecnológica”, observou. “Eles vivem ali um ambiente como se fosse de mercado mesmo. É uma experiência prática de situações que eles vão viver pós-formados”, completou.

Filho de uma ex-enfermeira, o professor destacou também o lado humanitário da produção dos EPI´s. “Esse projeto tem esse cunho de atender os profissionais da área da saúde, que são os profissionais que estão de frente mesmo no embate com o coronavírus. É uma satisfação muito grande a gente conseguir atender a sociedade, dar uma resposta rápida para esse problema”, disse.

Diretor do Campus de São Vicente, Lívio dos Santos Voguel comentou que, diante da gravidade do momento vivido por todos os países devido a pandemia do novo coronavírus, era necessário que o IFMT buscasse algo que contribuísse com o controle da Covid-19.  “E aqui em Campo Verde nasceu a ideia de fazer essas faces shields”.

Conforme enfatizou Voguel, entregar os EPI´s à Secretaria Municipal de Saúde foi uma forma de dar uma resposta rápida e eficiente no controle do novo coronavírus. “E com uma marca que é do estudo, da ciência, do desenvolvimento de tecnologia, que é marca do Instituto Federal aqui em Campo Verde. Por isso que é uma alegria hoje poder entregar essas faces Shields aqui na cidade, porque Campo Verde é sempre muito boa com o Instituto Federal”, disse.

De acordo com o professor Pedro Henrique, o campus de Campo Verde tem capacidade de produzir entre 50 e 60 faces shields, podendo chegar a 80 ou até 100 por dia.  Todo o material está sendo produzidos com verbas do IFMT e de maneira voluntária peles estudantes e professores. A instituição, de acordo com o pró-reitor de Extensão, Marcos Taques, está aceitando doações para aquisição dos EPI´s.

Categorias: Saúde