O laboratório responsável pelo exame realizado no material coletado do morador de Campo Verde que faleceu na última quarta-feira (22), depois de ter permanecido internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas de Primavera do Leste, divulgou na manhã de hoje (24) que o resultado foi negativo para Covid-19.

De acordo com o resultado do exame, o homem, de 49 anos morreu em razão de uma pneumonia. Por ter dado entrada no Hospital Municipal Coração de Jesus, em Campo Verde, no último dia 17 com Síndrome Respiratória Aguda Grave, ele foi incluído nos casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus e a realização do teste para a Covid-19 foi necessária para atender o protocolo do Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde esclarece que a notícia sobre a morte do morador foi publicada no site e nas redes sociais da Prefeitura de Campo Verde na última quinta-feira (23), após uma nota emitida pela Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste relacionando o óbito à suspeita de Covid-19 e que circulava em grupos de WhatsApp e outras redes sociais.

A manifestação da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde se deu justamente para que ficasse claro que não havia a comprovação da Covid-19 como sendo a causa da morte e também como forma de evitar que fosse criada uma situação de alarme e pânico entre a população.

Em nenhum momento o texto expôs a vítima ou afirmou que a morte tivesse sido provocada pelo novo coronavírus. Nome e outras informações do homem foram preservados para evitar constrangimento ou preconceito aos familiares.

A Secretaria de Saúde de Campo Verde ressalta que todo paciente com Síndrome Respiratória Aguda Grave é considerado como caso suspeito para Covid-19 e deve seguir o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde.

Categorias: Saúde