Reunião foi realizada na tarde deste sábado no Paço Municipal

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus se reuniu na tarde deste sábado no Paço Municipal Prefeito Onescimo Prati para deliberar e aprovar novas medidas restritivas à Covid-19.

A decisão foi de que apenas os serviços essenciais, respeitando as determinações de circulação de pessoas, higiene e saúde, continuem funcionando em Campo Verde por um período que vai do dia 23 de março ao dia 5 de abril. Na próxima segunda-feira, um decreto com as novas medidas adotadas deverá ser publicado pela Prefeitura.

De acordo com o prefeito Fábio Schroeter, o município tem adotados todas as medidas para que a Covid-19 seja prevenida, mas é preciso que a população se conscientize que o momento é preocupante, atenda as regras de higiene e limpeza determinadas pelos órgãos de saúde, evitem sair de casa e aglomerações.

De acordo com a deliberação do Comitê de Enfrentamento do Coronavírus, farmácias, supermercados, mercearias, indústrias alimentícias e congêneres de primeira necessidade poderão funcionar normalmente, desde que adotem medidas como o controle de circulação e do acesso de pessoas ao interior do prédio; higienização das instalações – incluindo pisos, carrinhos, cestas e barras de apoio; e que disponibilizem álcool em gel 70º para que os clientes e funcionários possam higienizar as mãos.

Restaurantes, bares e lanchonetes que oferecem alimentação, como lanches ou marmitas, só poderão funcionar com atendimento em domicílio. O atendimento nas padarias está restrito apenas ao balcão, não podendo os clientes serem servidos nas mesas para evitar aglomeração de pessoas. Nas lojas de conveniências, a permanência dos clientes no interior das mesmas está proibida.

Também podem funcionar, postos de combustíveis, empresas de distribuição de gás, água, energia elétrica e de saneamento básico. O decreto a ser publicado não restringirá o funcionamento de empresas de telecomunicação e de processamento de dados ligados a serviços essenciais e os órgãos de imprensa em geral.

Também não serão suspensos os serviços de coleta de lixo e limpeza; de segurança privada, de infraestrutura, de lavanderia, higienização, transporte feito por meio de fretamento privados para viabilizar a continuidade dos serviços essenciais e os serviços de taxis, que deverão ser higienizados após cada viagem. O serviço de moto-taxi e o funcionamento do terminal rodoviário municipal estão suspensos.

De acordo com o decreto, hotéis e pousados poderão continuar a receber hóspedes desde que respeitem as regras de circulação e atendimento relacionadas as questões de saúde pública. Também estão mantidos os serviços laboratoriais. Agências, postos bancários e lotéricas funcionarão apenas para atendimentos essenciais, com limitação no número de clientes.

Conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde, Campo Verde registra no momento dois casos suspeitos de Covid-19.

Sanções – De acordo com a Prefeitura de Campo Verde, quem for pego descumprindo as determinações dos órgãos de saúde para prevenção ao novo coronavírus, terá o alvará de funcionamento e localização de seu estabelecimento suspenso. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (66) 99909-1358.

Categorias: Saúde