Secretaria de Saúde de Campo Verde realiza palestra sobre saúde mental para policiais militares




Na manhã desta quinta-feira (06/02), policiais da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar de Campo Verde assistiram a uma palestra sobre saúde mental, ministrada pelo psiquiatra da Secretaria Municipal de Saúde, Jairo Souza Júnior. Os assuntos abordados foram ansiedade, depressão e estresse.

Policiais militares fazem parte de uma categoria onde esses tipos de transtornos são comuns em razão da forte pressão sofrida no exercício das funções. “E a divulgação desses problemas mais recorrentes, que são ansiedade e depressão, pode levar a identificar precocemente quem está sofrendo com esses transtornos”, observou Souza Júnior.

De acordo com o psiquiatra, ansiedade e depressão são incompatíveis com a atividade que os policiais exercem. “Uma pessoa ansiosa ou depressiva não tem uma capacidade plena de manter sua atividade para defender outras pessoas, porque se ele mesmo não está se sentindo bem, como ele vai poder levar isso para outras pessoas, esses cuidados, essa segurança?”, indagou ele.

Conforme destacou o secretário de Saúde Altair Timóteo de Araújo, a realização da palestra foi uma demanda apresentada pelo comando da 8ª CIAPM e uma forma de atender os policiais que, devido ao trabalho, muitas vezes não conseguem cuidar da saúde física e mental. “E a Secretaria de Saúde de Campo Verde está aqui para isso, para dar esse suporte”, frisou.

Além da palestra, uma equipe da SMS realizou testes rápidos para diagnosticar infecções sexualmente transmissíveis, Aids, aferição de pressão arterial e fez a atualização do cartão de vacina dos policiais.

Para o tenente-coronel Anderson Luiz da Silva, palestras como a que foi realizada na manhã desta quinta-feira é de grande importância porque abordam assuntos que são considerados o mau do século.

“E os policiais militares são profissionais que sofrem muita pressão, da própria instituição, da sociedade que cobra e dele, que cobra de si mesmo porque quer servir melhor, prestar um serviço melhor para a sociedade. Ele se sente pressionado de todos os lados”, observou. “Então, nada melhor do que ter uma palestra do gabarito que teve a de hoje. É muito importante isso”, completou.

Categorias: Saúde