Prefeito e secretário de Saúde de Campo Verde trabalham na viabilização de recursos para a aquisição de um tomógrafo

Prefeito Fábio Schroeter com o deputado estadual Silvio Fávero

Campo Verde ao longo dos últimos anos tem registrado avanços importantes no setor de Saúde, oferecendo à população um dos melhores atendimentos de Mato Grosso e o melhor da região Sul do Estado. Isso se deve aos investimentos feitos pela Administração Municipal, que tem direcionado mais de 30% do seu orçamento próprio ao setor.

Para ampliar a oferta e dar mais qualidade no atendimento, o prefeito Fábio Schroeter está buscando recursos para a aquisição de um tomógrafo, aparelho utilizado no diagnóstico de inúmeras doenças e pequenas alterações em vários setores do organismo humano.

Esta semana, o prefeito e o secretário de Saúde do Município, Altair Timoteo de Araújo estiveram reunidos com o deputado estadual Silvio Fávero e com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Gomes de Figueiredo, para tratar da aquisição do tomógrafo.

De acordo com o prefeito, o deputado Silvio Favaro garantiu uma emenda parlamentar no valor de R$ 600 mil para compra do aparelho. Em ofício encaminhado ao prefeito na última quarta-feira, Fávero informou que a emenda foi protocolada e a liberação dos recursos deve ser feita por meio do Fundo Estadual de Saúde.

O prefeito Fábio Schroeter também manteve contato com o governador Mauro Mendes, quando apresentou a proposta para a compra do tomógrafo. “Estou muito confiante que esses recursos serão liberados para que possamos dar mais esse avanço na Saúde do nosso município, e agradecemos imensamente o deputado Silvio Fávero, o secretário Gilberto Figueiredo e o governador Mauro Mendes por esse apoio”, disse o prefeito.

O custo do aparelho de 16 canais, de acordo com o secretário Altair Timoteo de Araújo, está estimado em R$ 1 milhão, sendo necessário aporte financeiro do Município no valor de R$ 400 mil.

Altair Timóteo de Araújo, secretário municipal de Saúde

O tomógrafo, segundo Altair, será instalado no Hospital Municipal Coração de Jesus e proporcionará a realização de exames como para o diagnóstico de câncer, acidente vascular cerebral (AVC), traumatismo craniano, apendicite e outros.

“Esse equipamento terá muita utilidade nos atendimentos de urgência e emergência de todos os pacientes que tiverem necessidade. Com certeza estaremos salvando muitas vidas e evitando graves sequelas”, destacou o secretário de Saúde.

Com a compra, conforme observou Araújo, Campo Verde será um dos poucos municípios de Mato Grosso a contar com um tomógrafo próprio, evitando dessa forma o deslocamento de pacientes para outros centros e garantindo maior rapidez e eficiência no diagnóstico.

“Por pactuação poderemos ainda entender outros municípios da nossa região, como Dom Aquino, Primavera do Leste, Santo Antônio do Leste, Paranatinga, Jaciara, São Pedro da Cipa e Juscimeira, já que teremos condições de executar um volume de 700 exames mês”, informou.

Na sessão da Câmara da última segunda-feira (17), os vereadores Silvio Eventos, Nei do Dom Ozório, Pedro Cambará, Solivan Costa Fonseca, Cícero Alves dos Santos, e Kleberson Almeida, reeditaram uma indicação feita em 2019 solicitando a aquisição do aparelho.

Categorias: Gabinete