No último final de semana, 41 educadores físicos de 12 cidades de Mato Grosso participaram do curso de formação de treinadores de handebol – da iniciação à especialização, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso, Rede Cedes e CIPEEF. O curso, que contou com aulas práticas e teóricas, foi ministrado pelo professor-doutor e treinador português António Lopes.

A iniciativa da SMEL em proporcionar capacitação para quem quer atuar como treinador de handebol foi destacada por António Lopes, que já fez parte de comissões técnicas de equipes em Portugal e da seleção daquele país e também da seleção feminina de Angola.

“Eu julgo que foi uma boa decisão este tipo de formação em parceria com as instituições de ensino superior. [Pois] Proporciona aos treinadores a oportunidade de realizar uma formação que tem tido poucas vezes”, disse ele. “Esses dias permitiram que os treinadores partilhassem suas experiências, pudessem ver modelos e referências práticas. Procurou-se trazer o que a ciência pode contribuir e melhorar o desempenho profissional”, completou.

Lopes também destacou o trabalho que a SMEL vem desempenhando ao longo dos últimos anos na formação de talentos do handebol, com vários atletas da escolinha municipal fazendo parte de equipes de outros estados brasileiros.

O sucesso do handebol campo-verdense também atrai jogadores de outras cidades mato-grossense e de outras regiões do Brasil, lembrou ele. “Campo Verde é uma referência no handebol nacional”, atestou Lopes. “Apesar de ser através do desporto escolar – apesar dos desportos federados ter a sua participação”, completou.

Porém, ele ressaltou que é preciso haver continuidade de investimentos, não somente público mas também privado, para que não se perca toda essa riqueza que, nesse caso, Campo Verde produziu em termo de atletas. Ele se referiu ao número pequeno de clubes que investem no handebol.

Categorias: Esportes e Lazer