SMEL oferece curso de formação de treinadores de handebol




Curso é uma oportunidade para quem quer se aperfeiçoar ou iniciar como treinador

Referência no handebol em Mato Grosso quando o assunto é formação de atletas, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Campo Verde está proporcionando também uma excelente oportunidade para quem quer atuar como treinador da modalidade.

Entre os dias 7 e 9 de fevereiro, a SMEL realiza o curso “Formação de treinadores jovens: da iniciação à especialização no handebol”, que será ministrado pelo professor-doutor e treinador português, António Lopes. O curso é destinado a profissionais e acadêmicos de Educação Física.

Durante o curso os participantes terão acesso a conteúdos como preparação do treino das capacidades físicas, transformações nas fases do jogo, indicadores de rendimento nas etapas de especialização, preparação do jogo – teoria e prática.

As aulas serão ministradas nos períodos da manhã, da tarde e à noite, de acordo com o conteúdo programado e as inscrições são gratuitas. A realização do curso, de acordo com o professor Luiz Mateus Coty, é uma parceria entre a SMEL, a Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), a Rede Cedes e CIPEEF.

António Lopes é professor na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias nas disciplinas Supervisão em Treino de Alto Rendimento, Teoria de Metodologia do Treino; Handebol, observação e análise técnico-tática.

É também membro da União dos Professores de Andebol da Federação Europeia de Andebol (EHF – na sigla em inglês), membro do Conselho Técnico Científico da Associação de Treinadores de Andebol de Portugal e formador da Federação de Andebol de Portugal nos cursos Master Coach e Pro-licence; formador da Confederação de Treinadores de Portugal e do Instituto Lusófono do Treino Desportivo.

Lopes foi coordenador técnico do Torrense de 2018 a 2019 e treinador das equipes sub-18 do Sport Lisboa e do Benfica entre 2015 e 2016, além de ter treinado a equipe “Os Belenenses”, que disputou a primeira divisão do campeonato português de handebol em 2012 e 2013, e comandou a equipe sub-21 do Ginásio Clube Sul.

Entre 2011 e 2013 atuou como analista de desempenho da Federação de Andebol de Portugal nas categorias masculino sub-18 e feminina. De 2013 a 2015 ele exerceu a função à frente da seleção feminina de handebol de Angola.

Categorias: Esportes e Lazer