Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (10/01), o prefeito em exercício Milton Garbugio e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Viviane Modesto Ribeiro Lorez, deram posse aos novos conselheiros tutelares de Campo Verde.

Eleitos em outubro de 2019, Carlos Francisco de Souza, Castorina Vanjura do Nascimento, Denival Francisco de Paula, Eulina Guimarães da Conceição e Glaucia Munhoz Malospirito exercerão mandato remunerado por um período de quatro anos.

Os conselheiros tutelares são os responsáveis por acolher e checar denúncias de maus tratos e violação de direitos das crianças e adolescentes, e também fazer cumprir o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em vigor desde 1990.

Em sua fala, o prefeito em exercício Milton Garbugio, lembrou que a administração municipal tem proporcionado condições para que os órgãos assistenciais, incluindo aí o conselho tutelar, possam desenvolver suas funções de forma cada vez melhor. “O nosso trabalho na questão social é grande. Cada dia, cada mês, cada ano, Campo Verde vem crescendo e também alguns problemas crescem e a gente tem que enfrentar, encarar, resolver”, disse ele.

Garbugio também citou que o conselho tutelar de Campo Verde é referência para os demais municípios de Mato Grosso, graças à estrutura proporcionada pela administração municipal que viabiliza veículo, computadores, telefone e remunera de forma justa os conselheiros.

“A gente não para. [Estamos] sempre buscando recursos, melhorias no dia-a-dia”, destacou. “Eu quero agradecer todos os conselheiros que estão terminando o mandato e quero dar boas-vindas aos novos. Quero desejar a vocês um bom trabalho. A dedicação de vocês só Deus pode pagar”, disse o prefeito em exercício.

Durante a cerimônia de posse, a presidente do CMDCA agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, ao trabalho desenvolvido pelo Conselho Tutelar e durante a realização da eleição em outubro, que, lembrou, transcorreu de forma ordeira e tranquila.

Ela também destacou o trabalho realizado pelos membros do CMDCA e o auxílio prestado pelo promotor da Infância e Juventude, Marcelo dos Santos Alves Correia antes e durante o pleito. “Quero parabenizar os conselheiros que hoje vão tomar posse e que Deus possa abençoa-los nessa missão que vocês se propuseram a exercer. Que vocês consigam realizar com muita eficácia e eficiência a função de garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes e que eles não sejam violados”, disse Viviane.

Falando em nome da secretária municipal de Assistência Social, Rosilene Sanguini Schroeter, Izabel Cristina Gutierrez ressaltou a importância do Conselho Tutelar na missão de coibir ameaças ou violação dos direitos da Criança e do Adolescente e também do apoio dado pelo prefeito Fábio Schroeter para que os conselheiros tivessem condições ideais de desenvolverem suas funções.

“Não posso deixar de agradecer os conselheiros que nos últimos quatro anos se dedicaram ao serviço e peço a Deus que ilumine os nossos conselheiros na árdua tarefa de zelar, promover, orientar, encaminhar e tomar providências para proteger as crianças e adolescentes. Força e fé para vocês”, disse Izabel Cristina.

O promotor da Infância, Marcelo dos Santos Alves Correia lembrou que o cargo de conselheiro tem ônus para quem o exerce. Para o promotor, a forma como os conselheiros zelam pela infância e adolescência no dia-a-dia, é diferente do trabalho exercido por ele voltado ao mesmo público.

Para o promotor, a atuação dos conselheiros é mais sensível em vários aspectos, como a abordagem e a condução dos casos justamente pelo fato de que as pessoas, em muitos casos, os veem como inquisidores e não como alguém que possa ajudar a resolver um problema.

“Mas que os senhores com os cursos, com as formações e com a experiência que já vem desenvolvendo, vão desenvolver melhor ainda. O Ministério Público vai estar junto com vocês, talvez não tanto quanto vocês acham que deva estar, porque os senhores têm aquela autonomia que deve ser exercida” disse o representante do Ministério Público.

Presidente da Câmara, Solivan Fonseca, classificou como essencial o trabalho desenvolvido pelos conselheiros. “Muitas vezes quando acaba acontecendo a omissão, as vezes da família, da figura do Estado, os senhores, juntamente com outros órgãos possam [fazer] valer esses direitos e garantias das crianças e dos adolescentes”, disse o vereador. “O Poder Legislativo está de portas abertas pra vocês”, completou.