Iniciado na última sexta-feira (11) à tarde, o mutirão de cirurgias ortopédicas que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde no Hospital Municipal Coração de Jesus, já beneficiou nesses três dias 23 pacientes com cirurgias de joelho e de braço.

Hoje (14) serão realizados mais 8 procedimentos, sendo 7 de joelho e um de braço. A técnica utilizada é a de videoartroscopia, menos invasiva e que proporciona uma recuperação mais rápida dos pacientes.

Alguns deles aguardavam pelo procedimento há três anos, como é o caso de Eurípedes Silveira Lima (41). Vítima de um acidente com moto, ele esperava pela cirurgia para poder tentar voltar a viver normalmente, já que a lesão o impede de trabalhar e de praticar outras atividades do dia a dia.

“Eu acho ótima essa iniciativa, não só para mim, mas para todos os pacientes que estão na espera. Para mim é a melhor coisa que está acontecendo, porque eu não teria condições de estar pagando essa cirurgia”, disse ele, que tentou fazer o procedimento em hospital particular mas esbarrou no custo: R$ 22 mil.

Lima destacou a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde na realização das cirurgias, ressaltando que a Administração Municipal apoia o SUS nesse tipo de procedimento, que é de responsabilidade do Governo do Estado. “Eu acho muito bom! Eu estava na expectativa que um dia acontecia isso e aconteceu. Parabéns à Secretaria de Saúde!”, disse ele.

Também vítima de acidente com moto, Cledir Carvalho do Nascimento (38) aguardava pela cirurgia há dois anos e meio. Hoje ele será um dos pacientes atendidos pelo mutirão ortopédico.

Para Cledir, a cirurgia vai melhor sua qualidade de vida e reduzir as dores constantes.  Em 2015, logo após o acidente, ele passou uma intervenção cirúrgica, porém, o resultado não foi o esperado. “As fraturas foram muito feias e agora vai ser feita outra cirurgia para dar essa qualidade de vida pra mim. Vai ficar melhor porque eu sinto muita dor no braço”, observou.

Cledir também destacou a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde em realizar o mutirão ortopédico. “Muito bom!”, disse ele. “Está ajudando muita gente que está precisando trabalhar, que está aí, há três anos esperando essa cirurgia. Achei muito importante e muito bom mesmo! Fora a estrutura que estão dando em termo de acompanhamento depois, com fisioterapia, academia. Parabéns ao pessoal envolvido”, disse ele.

Categorias: noticias, Saúde