Câncer de boca será tema de palestra promovida pela Secretaria Municipal de Saúde

Lesões na boca ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias podem ser câncer

A próxima sexta-feira (25) será o “Dia de Combate ao Câncer de Boca” em Mato Grosso. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde promoverá uma palestra sobre o tema que será ministrada pela doutora em Ciências Odontológicas e estomatologista da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Diurianne Carolina Campos França.

A palestra “Avanços e Desafios na Prevenção e no Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca”, será realizada das 8h00 às 12h00 no Plenarinho da Câmara de Vereadores e destinada a dentistas e profissionais de saúde bucal de Campo Verde. Cada participante deverá doar um quilo de alimento não perecível.

De acordo com a coordenadora de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, Marielle Ferreira de Arruda Lima, em Campo Verde há vários casos suspeitos de câncer de boca. A doença, segundo ela, se diagnosticada precocemente pode ter até 80% de chances de cura.

Segundo o site do Ministério da Saúde, o câncer de boca acomete mais homens com mais de 40 anos fumantes e consumidores de bebidas alcoólicas, mas também há registrado de caso em um pequeno número de pacientes mais jovens, que não fumam ou fazem uso do álcool.

A doença, de acordo com o site do MS, pode se manifestar de várias formas:  lesões na parte interna da boca e nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, na gengiva, no céu da boca ou na parte interna da bochecha, nódulos no pescoço e rouquidão persistente.  Nos casos mais avançados pode surgir dificuldade de mastigar e de engolir, dificuldade para falar e a sensação de que há algo na garganta.

Embora seja uma doença grave, o câncer de boca pode ser prevenido com a adoção de hábitos simples, como evitar o fumo e o álcool, manter uma alimentação saudável e uma boa higiene bucal.

Categorias: Saúde