O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou hoje (25) a preparação para o Censo populacional de Campo Verde, com uma reunião que aconteceu no Plenarinho da Câmara de Vereadores entre representantes do órgão, o prefeito Fábio Schroeter e a secretária municipal de Planejamento, Simoni Borges.

Durante a reunião foram repassadas informações sobre como e quando o recenseamento será feito e a forma como o trabalho será desenvolvido.

De acordo com o técnico em Informações Geográficas e Estatística do IBGE, Marcelo Mendes Marques, hoje foi lançado o edital para a realização de processo seletivo para a contratação de Coordenador de Subárea, profissional que ficará responsável pelos trabalhos em Campo Verde e em municípios da região. Está sendo disponibilizada uma vaga com salário de R$ 3,1 mil, mais benefícios.

Em fevereiro será lançado novo edital, este para a contratação de mensalistas, com salário de R$ 1,8 a R$ 2 mil. Seis vagas serão abertas. Em março, o IBGE lançará o último edital para o preenchimento de 37 vagas de recenseadores. As inscrições para todos os cargos poderão ser feitas pelo site https://fgvprojetos.fgv.br/concursos/ibgepss2019 até o dia 15 de outubro e as contratações serão por prazo determinado. As provas serão realizadas no dia 8 de dezembro.

A contagem da população será realizada entre agosto e outubro de 2020 e envolverá moradores da zona rural e das áreas urbanas de todos os municípios brasileiros. “Esse trabalho é muito importante porque vamos levantar uma série de outras informações como gênero, raça, cor, credo, renda familiar entre outras, que vai nos dar um perfil da sociedade brasileira”, disse Marques.

Para os municípios, a contagem da população representa a possibilidade de um aumento na arrecadação, já que o repasse do FPM feito pelo Governo Federal, tem como base o número de moradores. “Essa contagem, feita de forma exata, contribui com as administrações municipais e serve também como base para a elaboração de políticas públicas”, disse o prefeito Fábio Schroeter.

Categorias: Planejamento